Autor: Irmãs Doroteias

Boas Festas 2020

Querida Família Doroteia e Amigos/as

Neste Natal tão especial e tão único, sintam-me unida a todos/as a desejar viver o Natal do Menino de Belém, assim:

Viver o espírito de Natal é construir a fraternidade no quotidiano com a simplicidade e a singeleza do Menino de Belém….

Viver o espírito de Natal é construir uma sociedade onde todos têm “lugar” com a dignidade que o Menino de Belém veio trazer ao encarnar neste mundo…

Viver o espírito de Natal é criar silêncio dentro de nós que grita ao mundo que Deus se fez Menino de Belém para nos “dar vida e vida em abundância”.

Viver o espírito de Natal, este ano, é vivê-lo mais por dentro e descobrir que a essência do Natal é mesmo descobrir o Menino de Belém dentro de cada um/a de nós e oferecê-l’O a todos com os nossos gestos de amor…

Viver o espírito de Natal é fazer companhia silenciosa e humilde a Maria Mãe de Jesus e Mãe nossa que nos entrega o Menino de Belém para ser Deus connosco…

Um Santo e Feliz Natal para todos/as

Maria da Conceição Oliveira,ssd

Aniversário da ESE Paula Frassinetti

No dia 22 de outubro a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti celebrou 57 anos. A ESE de Paula Frassinetti nasceu para dignificar a infância, promover a emancipação profissional das educadoras e impregnar a educação de um estilo peculiar – o jeito de Paula Frassinetti.

Ao longo de quase seis décadas enfrentou e venceu muitos desafios e fez aprendizagens várias. Neste ano de pandemia a Escola procura responder às novas circunstâncias.

Veja a entrevista ao Porto Canal, onde falamos sobre os Desafios Educação de Infância nestes tempos atípicos porque, apesar dos constrangimentos, ousamos crer que o novo ano letivo acontecerá por meio da construção de comunidades abertas e felizes… para a transformação do mundo.

INSTITUIÇÕES DOROTEIAS FORAM NOTÍCIA…

“Regresso às aulas em escolas religiosas: um tempo que pode ser ‘fantástico’, na confiança comum e contra o medo” – o nosso Colégio Nossa Senhora da Paz foi notícia no “7 margens“. Vejam a notícia completa:

Também a SEIVA, Associação ao Serviço da Vida foi notícia no Jornal da Tarde da RTP. Uma reportagem sobre os Curso de “Português para migrantes” que estão a decorrer nas nossas Instalações. Revejam a reportagem:

Tema do ano 2020-2021

Somos chamados a CONSTRUIR COMUNIDADES ABERTAS E FELIZES PARA A TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO:

Abrindo-nos à mística do encontro através de relações de amizade entre nós e com os outros que exprimam a possibilidade de uma partilha gratuita do dom e Deus na vida, na oração e na missão.
Reconhecendo os leigos como parte da nossa identidade carismática e sendo com eles agentes de transformação numa missão comum. (Doc. Capítulo Geral XXI)

Nós só temos um poço, mas, enquanto houver água para nós, haverá também para vós. (…) não deixou fugir a oportunidade de fazer algum bem àqueles pobres soldados e, recolhendo todas as medalhas de Nossa Senhora que pôde encontrar em casa, distribuindo-as por aqueles jovens, ao mesmo tempo que lhes dava santos conselhos. (Santa Paula Frassinetti)

A porta da felicidade abre-se para fora, quem a abre para dentro bloqueia-a irremediavelmente. Kierkegaard

X