Autoria: Isabel Teixeira e Olívio Pinto
Centro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da Paz
Contacto: isabelteixeira@colegiodapaz.org; oliviopinto@colegiodapaz.org

Visita ao Colégio Montesíon – Palma de Maiorca

Nos passados dias 15 e 16 de janeiro, visitámos o Colégio Montesíon, em Palma de Maiorca. Fomos recebidos pelos coordenadores de ciclo, que apresentaram o modelo pedagógico do Colégio e o caminho percorrido na sua construção. 

O Colégio Montesíon mudou e … O que motivou a mudança? A iniciativa partiu do reconhecimento do distanciamento entre o sistema de ensino – modos de acesso e de transmissão do conhecimento – e a necessidade de dar resposta a novos desafios profissionais, adequando a educação à sociedade atual. A solução encontrada: transformar a escola!

Repensar a escola não foi um desafio menor. Pelo contrário, exigiu a todos os envolvidos uma postura flexível, colaborativa, analítica e com abertura a um entendimento da educação a partir de diferentes pontos vista. Foi necessário (des)aprender, abandonar hábitos, rotinas, “pré-conceitos” e … ilusões, para aprender!

Os professores visitaram escolas com modelos pedagógicos que procuravam ir ao encontro dos desafios colocados pelos alunos do séc. XXI e, a partir do que viram, da investigação e tendo como ponto de partida o público-alvo, redesenharam o modelo pedagógico de ensino-aprendizagem-avaliação do Colégio, modelo que não veem como um fim, mas um caminho que vão percorrendo e (re)adaptando.

O que mudou? (Quase) tudo! O foco passou do professor para os alunos, colocando a ênfase no envolvimento dos alunos na sua aprendizagem. Repensaram o sentido do trabalho do aluno, cruzaram aprendizagens, fundiram disciplinas e construíram projetos. Criaram ambientes ativos e dinâmicos, facilitadores das aprendizagens, adotando uma pedagogia de implicação, de criatividade, de autonomia, de colaboração, de iniciativa, de competências digitais (onde a tecnologia é um meio e não um fim!).

Esta mudança de paradigma pedagógico foi acompanhada por uma remodelação e reconfiguração dos espaços físicos, com evidentes consequências na pedagogia. As salas de aula foram equipadas com material flexível, evitando que a aula se torne estática, prestando-se, por um lado, a uma maior variedade de atividades; por outro lado, ao bem-estar dos alunos, permitindo apoiá-los nos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem.

Durante a visita, assistimos a aulas com todos os alunos envolvidos, estimulados a pensar/refletir criticamente, a resolver problemas e a trabalhar colaborativamente … construtores FELIZES da aprendizagem.A visita ao Colégio Montesíon foi um tempo de aprendizagem e de reflexão, que veio reforçar a ideia de que ser professor é um desafio constante; contudo, vincou a nossa vontade de (desaprender para) aprender, seguindo as palavras de Alexandre O’Neill: “Se estás a pensar ensinar/vais ter muito que aprender”.

Espaços físicos remodelados e reconfigurados – uma das medidas promotoras da aprendizagem.

Artigos da newsletter de maio 2024

Maio 2024

Newsletter Bússola 21 #7 – Ver para Crer EDITORIAL Joaquim Azevedo Ver para Crer Joaquim Azevedo Ser como um dos doze, não é defeito, é mesmo vontade de fazer caminho, de crescer. Tomé disse aos…

Ler o artigo
Reggio Emilia – uma viagem transformadora

Autoria: Mary Katherine Ribeiro Martins e Silva Centro Educativo/Instituição: Obra Social Paulo VIContacto: katherine.silva@obrasocialpaulovi.pt Reggio Emilia – uma viagem transformadora No passado mês de março, durante uma semana, participei num grupo de estudos em Reggio Emilia, organizado…

Ler o artigo
Visita ao Colégio Montesión – Palma de Maiorca 1 

(15 e 16 de janeiro de 2024) Autoria: Maria Cabanas Centro Educativo/Instituição: Colégio de Santa DoroteiaContacto: maria.cabanas@csdoroteia.info Visita ao Colégio Montesión – Palma de Maiorca De coração aberto e com enorme expetativa, chegámos ao Colégio Montesión, em…

Ler o artigo
Visita à OSMOPE (Porto)

Autoria: Inês Rodrigues, Isabel Noval, Carla Paquete Centro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: inesrodrigues@colegiodapaz.org; isabelnoval@colegiodapaz.org; carlapaquete@colegiodapaz.org Visita à OSMOPE (Porto) Durante a interrupção letiva da Páscoa pareceu-nos pertinente visitar um jardim-de-infância fora da rede da congregação…

Ler o artigo
pouco, GRANDE, possível

Autoria: Margarida Rodrigues BaldaqueCentro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: margaridabaldaque@colegiodapaz.org pouco, GRANDE, possível Sair de portas é sempre uma oportunidade para aprender e, por isso, queremos agradecer muito a possibilidade de termos visitado o Agrupamento de…

Ler o artigo
Editorial 2024

Newsletter Bússola 21 #7 – Ver para crer EDITORIAL Joaquim Azevedo Ser como um dos doze, não é defeito, é mesmo vontade de fazer caminho, de crescer. Tomé disse aos seus amigos algo que nós…

Ler o artigo