(15 e 16 de janeiro de 2024)

Autoria: Maria Cabanas 
Centro Educativo/Instituição: Colégio de Santa Doroteia
Contacto: maria.cabanas@csdoroteia.info

Visita ao Colégio Montesión – Palma de Maiorca

De coração aberto e com enorme expetativa, chegámos ao Colégio Montesión, em Palma de Maiorca, para conhecermos a sua realidade educativa.

Fomos recebidos, com enorme simpatia, pelos Diretores dos Ensinos Primário e Secundário que, de forma simples, mas muito motivadora, nos fizeram uma abordagem explicativa do contexto específico do seu Projeto Educativo.

Foi destacada a forma como procederam à reforma pedagógica e ao processo de mudança educativa que desenvolveram em 2016/2017. Salientaram que o momento inicial e decisivo foi a clarificação das razões da mudança e dos objetivos a alcançar. Durante um ano letivo preparam-se em duas vertentes: a formação dos Professores e as alterações estruturais do edifício. Estavam conscientes de que a mudança dos espaços e dos equipamentos tinha de acompanhar simultaneamente a reforma curricular e pedagógica. Referiram que, no início, hesitaram e também tiveram algumas dúvidas, as quais foram superadas porque trabalharam em equipas de Professores que se conheciam muito bem. O “medo” deu lugar à confiança partilhada e à necessidade de construírem um novo modelo educativo que melhorasse os processos de ensino/aprendizagem favoráveis à formação integral do Aluno. 

As principais mudanças pedagógicas aconteceram na organização curricular, na adoção da metodologia de trabalho de projeto e na distribuição do serviço docente. Cada Professor leciona apenas um ano de escolaridade, trabalhando em codocência na planificação e preparação de todos os projetos e materiais, não existindo manuais escolares adotados. No entanto, nem todas as disciplinas trabalham em projeto, pelo que existem diversas metodologias e dinâmicas de aulas, sendo umas mais práticas e outras mais teóricas, em função das necessidades de explicitação dos temas a trabalhar. 

Simultaneamente, foram projetadas as grandes alterações nos espaços e equipamentos, tornando-se estes mais amplos e coloridos, mais tecnológicos e adaptados às novas dinâmicas letivas, onde o Aluno é o protagonista. As aulas acontecem em salas com mobiliário variado e multifuncional e em anfiteatros polivalentes para aprendizagens especificas. Nos dois dias que passámos no Colégio, foi possível observar um ambiente escolar tranquilo e alegre. Um espaço onde se estabelecem relações pedagógicas próximas, favoráveis ao ensino e às aprendizagens formativas e integrais dos Alunos.

Regressámos não só com a alegria do conhecimento, mas também com a consciência da importância de saber adequar a inovação pedagógica a cada realidade educativa, procurando sempre melhorar toda a dinâmica escolar em função de um objetivo maior – o Aluno no centro da sua aprendizagem.

Espaços de aprendizagem.

Artigos da newsletter de maio 2024

Maio 2024

Newsletter Bússola 21 #7 – Ver para Crer EDITORIAL Joaquim Azevedo Ver para Crer Joaquim Azevedo Ser como um dos doze, não é defeito, é mesmo vontade de fazer caminho, de crescer. Tomé disse aos…

Ler o artigo
Reggio Emilia – uma viagem transformadora

Autoria: Mary Katherine Ribeiro Martins e Silva Centro Educativo/Instituição: Obra Social Paulo VIContacto: katherine.silva@obrasocialpaulovi.pt Reggio Emilia – uma viagem transformadora No passado mês de março, durante uma semana, participei num grupo de estudos em Reggio Emilia, organizado…

Ler o artigo
Visita à OSMOPE (Porto)

Autoria: Inês Rodrigues, Isabel Noval, Carla Paquete Centro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: inesrodrigues@colegiodapaz.org; isabelnoval@colegiodapaz.org; carlapaquete@colegiodapaz.org Visita à OSMOPE (Porto) Durante a interrupção letiva da Páscoa pareceu-nos pertinente visitar um jardim-de-infância fora da rede da congregação…

Ler o artigo
Visita ao Colégio Montesíon – Palma de Maiorca 2

Autoria: Isabel Teixeira e Olívio PintoCentro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: isabelteixeira@colegiodapaz.org; oliviopinto@colegiodapaz.org Visita ao Colégio Montesíon – Palma de Maiorca Nos passados dias 15 e 16 de janeiro, visitámos o Colégio Montesíon, em Palma…

Ler o artigo
pouco, GRANDE, possível

Autoria: Margarida Rodrigues BaldaqueCentro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: margaridabaldaque@colegiodapaz.org pouco, GRANDE, possível Sair de portas é sempre uma oportunidade para aprender e, por isso, queremos agradecer muito a possibilidade de termos visitado o Agrupamento de…

Ler o artigo
Editorial 2024

Newsletter Bússola 21 #7 – Ver para crer EDITORIAL Joaquim Azevedo Ser como um dos doze, não é defeito, é mesmo vontade de fazer caminho, de crescer. Tomé disse aos seus amigos algo que nós…

Ler o artigo