Autoria: Margarida Rodrigues Baldaque
Centro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da Paz
Contacto: margaridabaldaque@colegiodapaz.org

pouco, GRANDE, possível

Sair de portas é sempre uma oportunidade para aprender e, por isso, queremos agradecer muito a possibilidade de termos visitado o Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia. Abriram-nos as portas de forma generosa e genuína e pudemos aprender com a diferença, mas também com a semelhança!

A visita a este agrupamento permitiu-nos observar que há um substrato comum que guia a inovação pedagógica e todo o trabalho educativo: as pessoas, os professores e a sua vontade de aprender, de mudar de se reinventarem para ajudar cada aluno a crescer mais e melhor. 

Foi este compromisso com o crescimento e a melhoria que observamos na forma como a candidatura à “Escola Azul” transformou os corredores e recreios refletindo as alterações nas práticas relacionadas com o ambiente; na forma como o “Projeto SuperTabi” (https://www.supertabi.com/)  alterou a prática pedagógica muito para além da integração das tecnologias, permitindo uma gestão flexível do currículo, uma individualização do ensino e o envolvimento ativo dos alunos na totalidade das situações de aprendizagem através de metodologias ativas de aprendizagem; na forma como a comunidade educativa e envolvente foi chamada a colaborar na viabilização de centros de recursos para apoio a crianças com necessidades específicas de apoio à aprendizagem e inclusão (unidades de ensino estruturado, sala de ambiente doméstico, sala snoezelen); na forma como os espaços vão sendo progressivamente transformados e melhorados de forma a darem uma reposta cada vez mais próxima às necessidades dos alunos: sala de ambiente tecnológico com espaços mistos de trabalho individual, em grupo e anfiteatro, instrumentos musicais como bateria e piano no espaço de recreio, cozinha equipada que possibilita simultaneamente a educação para atividades de vida diária e a demonstração da aplicação da ciência no quotidiano.

Observamos também como as famílias fazem a diferença no contexto educativo, colaborando com a escola em dimensões tão diversas como a construção de blogues de suporte ao trabalho de sala, doação de materiais, construção de equipamentos e colaboração na formação de outros pais.O agrupamento frisou o pouco que faz que nos pareceu GRANDE, sobretudo porque seguem um critério seguro: o do possível! Observamos assim como a existência de objetivos claros, realistas e partilhados por toda a equipa traz progressivas e transformadoras mudanças ao contexto educativo e aproxima a comunidade do seu perfil do aluno: Flexível; Educado; Livre; Inclusivo; Zeloso.

Atrás de cada inovação, uma Equipa que transforma o pequeno e o possível em mudanças GRANDES (significativas)

Artigos da newsletter de maio 2024

Maio 2024

Newsletter Bússola 21 #7 – Ver para Crer EDITORIAL Joaquim Azevedo Ver para Crer Joaquim Azevedo Ser como um dos doze, não é defeito, é mesmo vontade de fazer caminho, de crescer. Tomé disse aos…

Ler o artigo
Reggio Emilia – uma viagem transformadora

Autoria: Mary Katherine Ribeiro Martins e Silva Centro Educativo/Instituição: Obra Social Paulo VIContacto: katherine.silva@obrasocialpaulovi.pt Reggio Emilia – uma viagem transformadora No passado mês de março, durante uma semana, participei num grupo de estudos em Reggio Emilia, organizado…

Ler o artigo
Visita ao Colégio Montesión – Palma de Maiorca 1 

(15 e 16 de janeiro de 2024) Autoria: Maria Cabanas Centro Educativo/Instituição: Colégio de Santa DoroteiaContacto: maria.cabanas@csdoroteia.info Visita ao Colégio Montesión – Palma de Maiorca De coração aberto e com enorme expetativa, chegámos ao Colégio Montesión, em…

Ler o artigo
Visita à OSMOPE (Porto)

Autoria: Inês Rodrigues, Isabel Noval, Carla Paquete Centro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: inesrodrigues@colegiodapaz.org; isabelnoval@colegiodapaz.org; carlapaquete@colegiodapaz.org Visita à OSMOPE (Porto) Durante a interrupção letiva da Páscoa pareceu-nos pertinente visitar um jardim-de-infância fora da rede da congregação…

Ler o artigo
Visita ao Colégio Montesíon – Palma de Maiorca 2

Autoria: Isabel Teixeira e Olívio PintoCentro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: isabelteixeira@colegiodapaz.org; oliviopinto@colegiodapaz.org Visita ao Colégio Montesíon – Palma de Maiorca Nos passados dias 15 e 16 de janeiro, visitámos o Colégio Montesíon, em Palma…

Ler o artigo
Editorial 2024

Newsletter Bússola 21 #7 – Ver para crer EDITORIAL Joaquim Azevedo Ser como um dos doze, não é defeito, é mesmo vontade de fazer caminho, de crescer. Tomé disse aos seus amigos algo que nós…

Ler o artigo