Categoria: Destaque

CAPÍTULO GERAL XXII – ABRIL

PROVÍNCIA PORTUGUESA

ORIGEM

Data de Chegada: 
16 JUNHO 1866

NÚMEROS

Comunidades: 19

Irmãs: 192

MISSÃO

Lisboa

Bragança, Coimbra, Covilhã, Évora, Fátima, Linhó-Sintra, Loulé, Oliveira do Douro-Gaia, Porto, Recardães, Seixal, Vila do Conde e Viseu.

PALAVRAS DE SANTA PAULA

Agora é preciso rezar muito pelas Irmãs que iniciarão a viagem, para que o Senhor as encha do seu Divino Espírito Santo e as transforme em fachos ardentes que, onde toquem, acendam o fogo do amor de Deus (Carta 241,2).

ORAÇÃO

Neste mês de abril, em que celebramos a Páscoa do Senhor Jesus e a nossa, somos convidadas/os a rezar pela missão das Irmãs e Leigas/os da Província Portuguesa!

Agradeçamos ao Senhor Jesus, a Família Doroteia que somos, e que com entusiasmo, compromisso e dedicação queremos ser presença deste Deus que quis viver como um de nós e agora caminha connosco “ensinando-nos não só o caminho, mas também a maneira de o percorrer, sustentando-nos ainda nos passos mais difíceis” como nos diz Santa Paula.

Pedimos a Jesus Ressuscitado, que nos dê a graça de vivermos segundo a Boa Nova do Evangelho, para que outras/os se sintam atraídas/os e venham fazer parte da nossa Família Doroteia ao serviço do Reino, promovendo a justiça, a fraternidade e a paz!

VIA SACRA DO OLHAR

1 2

Tema do ano 2020-2021

Somos chamados a CONSTRUIR COMUNIDADES ABERTAS E FELIZES PARA A TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO:

Abrindo-nos à mística do encontro através de relações de amizade entre nós e com os outros que exprimam a possibilidade de uma partilha gratuita do dom e Deus na vida, na oração e na missão.
Reconhecendo os leigos como parte da nossa identidade carismática e sendo com eles agentes de transformação numa missão comum. (Doc. Capítulo Geral XXI)

Nós só temos um poço, mas, enquanto houver água para nós, haverá também para vós. (…) não deixou fugir a oportunidade de fazer algum bem àqueles pobres soldados e, recolhendo todas as medalhas de Nossa Senhora que pôde encontrar em casa, distribuindo-as por aqueles jovens, ao mesmo tempo que lhes dava santos conselhos. (Santa Paula Frassinetti)

A porta da felicidade abre-se para fora, quem a abre para dentro bloqueia-a irremediavelmente. Kierkegaard

X