Autoria: Inês Rodrigues, Isabel Noval, Carla Paquete 
Centro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da Paz
Contacto: inesrodrigues@colegiodapaz.org; isabelnoval@colegiodapaz.org; carlapaquete@colegiodapaz.org

Visita à OSMOPE (Porto)

Durante a interrupção letiva da Páscoa pareceu-nos pertinente visitar um jardim-de-infância fora da rede da congregação das Irmãs Doroteias. Decidimos visitar uma instituição próxima ao colégio, uma instituição particular de solidariedade social, mas sem cariz religioso, OSMOPE. Percebemos que para esta instituição a sua “matéria-prima da educação” são “pontes educativas”, ou seja, pôr fim à rigidez e rotina que existe nas escolas e por conseguinte fazer pontes que são, nem mais nem menos, ligações criadas entre a comunidade envolvente e a escola.

A experiência entusiasmou-nos na descoberta do que somos em sociedade, consciencializando-nos para a urgência de educar na multidiversidade, apostando também na constante e pertinente formação de todos os elementos da comunidade educativa.

A vertente artística também nos cativou, permitindo-nos compreender que nada é exposto ou escolhido ao acaso, nem o são os materiais selecionados. Há todo um sentido estético que é estudado e acordado pela equipa pedagógica através de um trabalho colaborativo que é realizado após cada formação.

Agradou-nos o facto de que as “pontes educativas” são realizadas com parcerias variadas: museus; universidades; ERASMUS; comércio local, galerias de arte; teatros, oficinas, Câmara Municipal do Porto e Ministério da Educação. A OSMOPE participou num projeto de educação com outros países da Europa (Bélgica, Polónia, Finlândia) “Bridging Project – Building Educative Bridges with the City”. Este projeto teve como objetivo melhorar a qualidade das práticas na educação infantil, através da participação de crianças, educadores e profissionais culturais em projetos artísticos em espaços públicos, ajudando crianças e adultos a tornarem-se cidadãos europeus ativos, fomentando a criatividade, a colaboração e a comunicação.

A razão e a necessidade do projeto advieram do facto de as sociedades estarem-se a tornar cada vez mais diversificadas e os educadores precisarem de novos instrumentos para reconhecer essa diversidade, de uma forma que alinhada com os valores europeus, contribuindo para uma cidadania ativa e sociedades democráticas, inclusivas e socialmente coesas.

O essencial deste projeto foi a forte colaboração entre e dentro de cada país, envolvendo não apenas ambientes escolares, mas também instituições culturais e universidades.

Destacamos a colaboração entre crianças, ambientes educativos e múltiplos espaços da cidade, dentro e entre países, facilitando novas formas de olhar, pensar e agir sobre o ambiente urbano, local e global. Com base numa metodologia de pesquisa-ação, vários ciclos de investigação, investigação-pesquisa, exploração-registo e divulgação, realizados de forma colaborativa, dentro e fora das escolas, usando a arte e as ferramentas digitais como meio de exploração e comunicação.

A exploração da própria cidade e da cidade dos outros contribuiu para que as crianças desenvolvessem conhecimento e atitudes relacionadas com a cidadania europeia, suscetíveis de influenciar as competências de aprendizagem ao longo da vida.

A colaboração interdisciplinar entre os diferentes parceiros internacionais apoiou a fertilização cruzada de diferentes discursos (educação, artes, música, sociologia, psicologia e arquitetura), permitindo uma operacionalização rica, eficaz e intencional do processo educativo de todos os envolvidos, levando a práticas de alta qualidade (Silvia Berény, in Bridging Stories).

Construindo pontes.

Artigos da newsletter de maio 2024

Maio 2024

Newsletter Bússola 21 #7 – Ver para Crer EDITORIAL Joaquim Azevedo Ver para Crer Joaquim Azevedo Ser como um dos doze, não é defeito, é mesmo vontade de fazer caminho, de crescer. Tomé disse aos…

Ler o artigo
Reggio Emilia – uma viagem transformadora

Autoria: Mary Katherine Ribeiro Martins e Silva Centro Educativo/Instituição: Obra Social Paulo VIContacto: katherine.silva@obrasocialpaulovi.pt Reggio Emilia – uma viagem transformadora No passado mês de março, durante uma semana, participei num grupo de estudos em Reggio Emilia, organizado…

Ler o artigo
Visita ao Colégio Montesión – Palma de Maiorca 1 

(15 e 16 de janeiro de 2024) Autoria: Maria Cabanas Centro Educativo/Instituição: Colégio de Santa DoroteiaContacto: maria.cabanas@csdoroteia.info Visita ao Colégio Montesión – Palma de Maiorca De coração aberto e com enorme expetativa, chegámos ao Colégio Montesión, em…

Ler o artigo
Visita ao Colégio Montesíon – Palma de Maiorca 2

Autoria: Isabel Teixeira e Olívio PintoCentro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: isabelteixeira@colegiodapaz.org; oliviopinto@colegiodapaz.org Visita ao Colégio Montesíon – Palma de Maiorca Nos passados dias 15 e 16 de janeiro, visitámos o Colégio Montesíon, em Palma…

Ler o artigo
pouco, GRANDE, possível

Autoria: Margarida Rodrigues BaldaqueCentro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: margaridabaldaque@colegiodapaz.org pouco, GRANDE, possível Sair de portas é sempre uma oportunidade para aprender e, por isso, queremos agradecer muito a possibilidade de termos visitado o Agrupamento de…

Ler o artigo
Editorial 2024

Newsletter Bússola 21 #7 – Ver para crer EDITORIAL Joaquim Azevedo Ser como um dos doze, não é defeito, é mesmo vontade de fazer caminho, de crescer. Tomé disse aos seus amigos algo que nós…

Ler o artigo