Pertinência

Um ano de intensa reflexão e ação, com diversos focos e frutos da inovação educacional em curso nos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, terá nestas II Jornadas de Inovação Pedagógica Bússola 21 oportunidade de ampla expressão e debate.

As mudanças concebidas, implementadas e avaliadas ao longo do ano letivo, ancoradas em três Oficinas de Inovação Pedagógica (OIP) transversais – Educação da Interioridade, Gestão do Currículo e Participação das Crianças e Jovens -, e na assessoria dada às equipas diretivas na conceção, monitorização e avaliação dos seus de planos de ação (PA), poderão ser aqui apresentadas e discutidas.

Muitas práticas inovadoras foram implementadas, iluminadas por um conjunto de referenciais produzidos ao longo do tempo (e.g. Perfil dos Alunos e Perfil dos Educadores das Irmãs Doroteias, Referencial da Interioridade, Guia da Participação das Crianças e Jovens), configurando um conjunto de iniciativas que alimentam a esperança fundada numa efetiva mudança paradigmática em educação. Será, pois, oportuno voltar a partilhar em Rede o que se tem vindo a alcançar.

Pretende-se que estas II Jornadas de Inovação Pedagógica Bússola 21 sejam um marco de apropriação marco de apropriação reflexiva sobre as práticas pedagógicas (OIP) e de gestão em curso no âmbito do Bússola 21, que se constituam como fórum de diálogo entre todos os agentes educativos da Rede que, partindo das experiências e dos diferentes pontos de vista dos protagonistas da inovação, ajude a contribuir para moldar o futuro dos nossos Centros Educativos.

Âmbito e foco das Jornadas

As Jornadas de Inovação Pedagógica Bússola 21 centrar-se-ão sobre as experiências realizadas e refletidas no âmbito das três Oficinas de Inovação Pedagógica (OIP) transversais, e sobre a conceção, implementação e avaliação de inovações ao nível da organização escolar.

Modalidade presencial, formas de participação e prazos de submissão

Estas II Jornadas decorrerão na modalidade presencial em local a definir oportunamente. Todos os educadores dos centros educativos estão convocados a participar ativamente neste evento podendo escolher os painéis das OIP em que se vão integrar.

Os protagonistas das experiências são convidados a apresentarem a sua reflexão sob duas formas distintas: ou através de comunicações orais ou através de talks.

  • Prazo de submissão de comunicações e/ou talks: os trabalhos deverão ser submetidos on-line até às 23h55 do 30 de maio de 2022, através deste link.
  • Prazo de revisão pela comissão científico-pedagógica e notificação dos proponentes: até 6 de junho.
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