Pertinência

Decorridos que estão quatro anos sobre a implementação faseada do Projeto de Inovação Pedagógica Bússola 21 nos Centros Educativos das Irmãs Doroteias em Portugal, já será possível partilhar os primeiros resultados das mudanças em curso. Estas mudanças estão ancoradas em três Oficinas de Inovação Pedagógica (OIP) transversais – Educação da Interioridade, Gestão do Currículo e Participação das Crianças e Jovens -, e na assessoria dada às equipas diretivas na conceção, monitorização e avaliação dos seus de planos de ação (PA).

Nestes quatro anos, muitas práticas inovadoras foram implementadas e diversos documentos de referência produzidos (e.g. Perfil dos Alunos e Perfil dos Educadores das Irmãs Doroteias), configurando um conjunto de iniciativas que alimentam a esperança fundada numa efetiva mudança paradigmática em educação. Será, pois, oportuno partilhar em Rede e de modo colaborativo o que se tem vindo a alcançar.

As I Jornadas de Inovação Pedagógica Bússola 21, convocadas para o dia 21 de julho de 2021 e a realizar na modalidade online, desejam constituir um marco inicial de apropriação reflexiva sobre as práticas pedagógicas (OIP) e de gestão (PA) em curso no âmbito do Bússola 21. Pretendem erigir-se num fórum de diálogo entre todos os agentes educativos da Rede que, ouvindo as experiências e os diferentes pontos de vista de docentes e das equipas diretivas, ajude a contribuir para moldar o futuro dos nossos Centros Educativos.

Âmbito e foco das Jornadas

As Jornadas de Inovação Pedagógica Bússola 21 centrar-se-ão sobre as experiências realizadas e refletidas no âmbito das três Oficinas de Inovação Pedagógica (OIP) transversais, e sobre a conceção, implementação e avaliação dos planos de ação (PA) em cada Centro Educativo.

Modalidade online, formas de participação e prazos de submissão

Face à incerteza sobre a evolução da pandemia e às dificuldades logísticas inerentes à deslocação presencial de centenas de pessoas para um único local, optou-se por realizar estas I Jornadas de 21 de julho na modalidade online. Todos os membros do centro educativo estão convocados a participar ativamente neste evento podendo escolher os painéis das OIP em que se vão integrar.

Os protagonistas das experiências – docentes e equipas diretivas – são convidados a apresentarem a sua reflexão sob duas formas distintas: ou através de comunicações orais ou através de posters, segundo as regras que se transcrevem em baixo.

  • Prazo de submissão de comunicações e/ou posters: os trabalhos deverão ser submetidos on-line até às 23h55 do 4 de julho de 2021, através deste link.
  • Prazo de revisão pela comissão científico-pedagógica e notificação dos proponentes: até 9 de julho.
X