Tema do Ano 2022-2023

Esta imagem gráfica procura colocar-nos dentro da senda em que o Capítulo Geral XXII nos lançou, e desafia-nos a descobrir o caminho que somos chamados a habitar como comunidade educativa: Onde somos chamados a “morar”? Para quem somos convidados a estar presentes e inteiros? A quem acolher e incluir?

A realidade do caminho abre-se a rasgar os montes, um caminho que é para todas e para todos, por isso, se vai alargando sempre mais, ainda que tenhamos de passar dificuldades para chegar a todos os serviços e áreas de inovação da nossa missão. Daí que implique diversidade de pessoas, diferentes idades, famílias e culturas que refletem a nossa vida-missão.

O horizonte pede-nos a audácia de amar o que fazemos e parar, na nossa interioridade, olhar para dentro e subir para ver mais longe, numa leitura em profundidade, que vai mais além do óbvio e dos trilhos de sempre. Para isso, a atenção à realidade implica ver a singularidade dos talentos e a força do coletivo, da complementaridade e do trabalho colaborativo, porque juntos somos mais fortes e vamos mais longe, na construção de soluções fiéis aos valores do evangelho, a bússola que nos guia.

A Casa que nos acolhe é, simultaneamente, por um lado, a Criação que será sempre a nossa casa comum, nos verdes da natureza, que implica parar para escutar, para ser, para aprender, para conviver, para semear e plantar. E, por outro, uma sala de estar aberta, em que caminho e sala se unem, tal como nos começos, nos encontros e reencontros, nas relações significativas que tecemos numa harmoniosa hospitalidade com espírito de família.

Assim, o desafio para este ano é que possamos traçar juntos uma hospitalidade genuína, simples, relacional, que fica delineada não só pelo tipo de letra “manuscrito” e reforçada pela mudança de cor que lhe quer dar um toque de elegância, mas, fundamentalmente, por lembrar que cada um tem em si algo de único a oferecer a este caminho pelo modo de acolher, estar e servir, para fazer da hospitalidade verdade.