PASSAR do medo à confiança: DOMINGO DE PENTECOSTES

Palavra do Evangelho

Evangelho segundo São João

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos». (Jo 20,19-23)

Notícia

A Rota Europeia da Peace Run teve o seu início em Portugal

A Rota Europeia da Peace Run teve o seu início em Portugal, no dia 2 de março, percorrendo em Portugal cerca de 400 kms e envolvendo 2.000 crianças de 13 escolas. A Corrida da Paz passou por Lisboa, Ericeira, Vila Franca de Xira, Montemor-o-Novo, São Cristovão, Castro Verde e Almodovar.
18.000 km, 36 países, milhares de pessoas anónimas, atletas e VIP´s participarão na maior corrida de estafeta do continente europeu que, com uma Tocha em Chamas, transformam em realidade o sonho do fundador deste evento. Sri Chinmoy dizia: “Paz não é a ausência de guerra. Paz é a presença de harmonia, alegria e unicidade. A paz revela a absoluta excelência da vida humana!”1

Interpelação

«A paz esteja convosco… os discípulos ficaram cheios de alegria»

A paz esteja contigo… diz-me hoje o Senhor a mim que estou fechado nos medos que me atormentam. Quanta falta de paz existe no meu coração… no mundo… E, no entanto, Tu Jesus queres-me dar a paz…

  • Onde encontro paz?
  • Onde busco a alegria?
  • Dou espaço a Jesus para que me encha da Sua paz e alegria?

«Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados».

Jesus coloca nas minhas mãos a possibilidade de ser protagonista na construção da paz que tantas vezes peço para o Mundo. Coloca nas minhas mãos a possibilidade de gerar relações fraternas onde a reconciliação tem lugar e onde é possível surgir vida nova a partir de Jesus e do Seu Amor.
Sou parte de uma grande família unida por muitos laços… A paz no Mundo constrói-se também através de mim, também eu posso levar a tocha da paz aos outros…

  • De que modo levo a paz aos que me são mais próximos?

Desafio

Torna-te um protagonista da Paz!
Atreve-te a receber o Espírito Santo que o Senhor continuamente te envia… e deixa que Ele Te encha da Sua paz e alegria. Toma consciência dos laços das tuas relações que estão mais frágeis e que necessitam do teu perdão… perdoa-lhes no teu íntimo e semeia um gesto de paz.

1 https://www.peacerun.org/pt/

X