Autoria: Grupo de crianças de 5 e 6 anos
Centro Educativo/Instituição: Fundação Imaculada Conceição, Covilhã
Contacto: fatima.tarouca@doroteiascovilha.net

Uma Escola de sonho

A Escola que eu ia inventar era uma escola muito grande, onde ia haver muita brincadeira!

Lá fora, na rua, era o parque. Tinha um carrocel, um comboio para as crianças andarem. Havia uma piscina grande que no inverno estava cheia de bolas e no verão estava cheia de água. Tínhamos também um trampolim, onde podíamos saltar e um insuflável de castelo…e as professoras estavam vestidas de princesas!

Havia um espaço muito grande, o Jardim…cheio de árvores onde íamos brincar ao pé da Natureza. No verão podíamos fazer um picnic e momentos de interioridade no Jardim…

As salas tinham muitos computadores para jogarmos e havia robots que faziam tudo por nós… e nós só brincávamos e descansávamos… Não!!! Não era assim! Nós também íamos trabalhar porque é importante para aprender e para a nossa vida…e nas salas havia muitas canetas, lápis de carvão, de cor, pincéis, esponjas e tintas…e rolos para pintar!

Na nossa escola de sonho também ia haver uma sala de ginásio com bicicletas, balizas, cestos de basquete, colchões…e quem quisesse pedia às professoras para ir lá.

Íamos passear para aprender mais, íamos de autocarro a Lisboa, a Castelo Branco, a Coimbra e ao Algarve.

Foi muito divertido imaginar a Escola de sonho porque é giro saber que a brincar também aprendemos, não é só a trabalhar que aprendemos… É engraçado porque todos os dias aprendemos.

 Texto compilado com as frases das crianças da Sala 8 (de 5 e 6 anos)

Arte Escola de sonho Imaculada Conceição 5
Arte Escola de sonho Imaculada Conceição 1
Arte Escola de sonho Imaculada Conceição 2
Arte Escola de sonho Imaculada Conceição 3
Arte Escola de sonho Imaculada Conceição 4

Artigos da newsletter de abril 2022

Três nomes, três escolas

Autoria: Camila (6 anos), João (5 anos), Bruno (6 anos) e KathyCentro Educativo/Instituição: Obra Social Paulo VIContacto: katherine.silva@obrasocialpaulovi.pt Três nomes, três escolas João, o futurista O nome da minha escola era Escola João, como eu. Era…

Ler o artigo
Se eu inventasse a minha escola

Autoria: DC, Aluno do 12º anoCentro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: anamonteirogomes@colegiodapaz.org Se eu inventasse a minha escola Como qualquer criança/adolescente já inúmeras vezes questionei o funcionamento das escolas especialmente após ter passado por 4…

Ler o artigo
Abril 2022

Newsletter Bússola 21 #5 – A minha Escola de sonho EDITORIAL Irene Cortesão Irene Cortesão Se eu inventasse uma escola É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem…

Ler o artigo
Na nossa escola, sala, Queremos…

Autoria: Grupo de crianças de 2 anosCentro Educativo/Instituição: Instituto São José, Vila do CondeContacto: ed.adriana@institutosjose.pt Na nossa escola, sala, Queremos… Ao grupo dos 2 anos foram apresentadas algumas questões, adaptadas à faixa etária, como forma de…

Ler o artigo
A minha escola de Sonho…

Autoria: Diana Raquel Saraiva Pinto, Mestranda em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoCentro Educativo/Instituição: Escola Superior de Educação de Paula FrassinettiContacto: 2017051@esepf.pt A minha escola de Sonho… Se eu inventasse a minha escola, esta…

Ler o artigo
Se eu inventasse a minha escola…

Autoria: MC, Aluno do 4º anoCentro Educativo/Instituição: Externato do ParqueContacto: dulcemiranda@externatodoparque.pt Se eu inventasse a minha escola… Se eu inventasse a minha escola, eu queria que várias coisas fossem diferentes, como as salas de aula, o…

Ler o artigo
A escola perfeita

Autoria: JF, Aluno do 7º anoCentro Educativo/Instituição: Colégio de Santa Doroteia, Calvanas, LisboaContacto: dina.ressurreicao@csdoroteia.info A escola perfeita A minha escola perfeita chamar-se-ia “A Escola de Sonhos”. Eu gostaria que as turmas fossem mais pequenas, para haver…

Ler o artigo
Se eu inventasse a minha escola

Autoria: SN, Aluna do 4º anoCentro Educativo/Instituição: Colégio do SardãoContacto: paulo@colegiodosardao.org Se eu inventasse a minha escola Se eu inventasse a minha escola, a sala de aula seria muito moderna, a cantina e a escola seriam…

Ler o artigo
A minha escola de sonho

Autoria: SN, Aluna do 6º anoCentro Educativo/Instituição: Colégio da Imaculada Conceição, ViseuContacto: tomoparte@cicviseu.net A minha escola de sonho Na minha escola de sonho, as crianças poderiam usar a roupa que bem entendessem. Poderia haver uniforme de…

Ler o artigo