Autoria: Grupo de crianças de 2 anos
Centro Educativo/Instituição: Instituto São José, Vila do Conde
Contacto: ed.adriana@institutosjose.pt

Na nossa escola, sala, Queremos…

Ao grupo dos 2 anos foram apresentadas algumas questões, adaptadas à faixa etária, como forma de documentar a perceção que as crianças têm da sua escola. Na perspetiva de recolher sugestões, ideias relacionadas com o que podíamos ter de novo, o que poderia ser diferente, neste desafio de projetar a escola que gostariam que existisse: “O que gostavam de ter de diferente na nossa escola?”, “O que podíamos ter na escola e ainda não temos?”, “Que brinquedos novos podíamos ter?” (…) 

A propósito da sua escola as crianças referem: “O Instituto tem meninos para brincar.”, “O parque.”, “O outro parque.”, “Tem escorregas para brincar.”, “Gostamos do parque.”, “A comida.”, “A ginástica.”, “Fazer brincadeiras.”, “O mar”. 

Educadora: “O que gostavam de ter no parque e que ainda não temos?” As crianças muito prontamente afirmaram: “Brinquedos e bebés”, “Motas! Só tem uma.”, “Trator” e “Camião”. 

  Educadora: “E na nossa sala… “, “O que poderíamos ter de novo, diferente?”

As crianças, de um modo muito espontâneo, partilharam respostas direcionadas para o projeto que estão a desenvolver e que conta com a sua participação efetiva – O mar. É percetível que a motivação pelo novo, diferente, recai sobre esta vivência que lhes é muito imediata e que os motiva diariamente. Sublinharam as escolhas que fizeram quanto aos elementos do mar que já construíram e o que pretendem ainda fazer. “Falta o polvo!” ,“Queremos fazer o polvo.”, “Fizemos o peixe arco-íris – está ali!”, “Queremos fazer a medusa.”, “Fizemos o mar, os caranguejos, os peixes.”, “O mar é bonito.” 

Escola de sonho V do Conde 4

Fig.4. Rede do projeto de sala – sempre em atualização – As crianças registam, ilustram as suas ideias, o que pretendem fazer.Estas são as perceções de um grupo de criança de 2 anos que manifesta a alegria de falar na sua escola com simplicidade, entusiasmo e que projeta a motivação para o que poderiam ter de diferente num projeto de sala que estimula a participação ativa e que surgiu inteiramente dos seus interesses.

Escola de sonho V do Conde 1
Fig.1 Ilustração realizada pelas crianças do grupo dos dois anos – “Os meninos na escola.” 
Escola de sonho V do Conde 2
Fig.2. Ilustração das crianças – O nosso parque e o que queremos.
Escola de sonho V do Conde 3
Fig.3. Amostra do painel do fundo do mar construído pelas crianças.

Artigos da newsletter de abril 2022

Três nomes, três escolas

Autoria: Camila (6 anos), João (5 anos), Bruno (6 anos) e KathyCentro Educativo/Instituição: Obra Social Paulo VIContacto: katherine.silva@obrasocialpaulovi.pt Três nomes, três escolas João, o futurista O nome da minha escola era Escola João, como eu. Era…

Ler o artigo
Se eu inventasse a minha escola

Autoria: DC, Aluno do 12º anoCentro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: anamonteirogomes@colegiodapaz.org Se eu inventasse a minha escola Como qualquer criança/adolescente já inúmeras vezes questionei o funcionamento das escolas especialmente após ter passado por 4…

Ler o artigo
Abril 2022

Newsletter Bússola 21 #5 – A minha Escola de sonho EDITORIAL Irene Cortesão Irene Cortesão Se eu inventasse uma escola É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem…

Ler o artigo
Uma Escola de sonho

Autoria: Grupo de crianças de 5 e 6 anosCentro Educativo/Instituição: Fundação Imaculada Conceição, CovilhãContacto: fatima.tarouca@doroteiascovilha.net Uma Escola de sonho A Escola que eu ia inventar era uma escola muito grande, onde ia haver muita brincadeira! Lá…

Ler o artigo
A minha escola de Sonho…

Autoria: Diana Raquel Saraiva Pinto, Mestranda em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoCentro Educativo/Instituição: Escola Superior de Educação de Paula FrassinettiContacto: 2017051@esepf.pt A minha escola de Sonho… Se eu inventasse a minha escola, esta…

Ler o artigo
Se eu inventasse a minha escola…

Autoria: MC, Aluno do 4º anoCentro Educativo/Instituição: Externato do ParqueContacto: dulcemiranda@externatodoparque.pt Se eu inventasse a minha escola… Se eu inventasse a minha escola, eu queria que várias coisas fossem diferentes, como as salas de aula, o…

Ler o artigo
A escola perfeita

Autoria: JF, Aluno do 7º anoCentro Educativo/Instituição: Colégio de Santa Doroteia, Calvanas, LisboaContacto: dina.ressurreicao@csdoroteia.info A escola perfeita A minha escola perfeita chamar-se-ia “A Escola de Sonhos”. Eu gostaria que as turmas fossem mais pequenas, para haver…

Ler o artigo
Se eu inventasse a minha escola

Autoria: SN, Aluna do 4º anoCentro Educativo/Instituição: Colégio do SardãoContacto: paulo@colegiodosardao.org Se eu inventasse a minha escola Se eu inventasse a minha escola, a sala de aula seria muito moderna, a cantina e a escola seriam…

Ler o artigo
A minha escola de sonho

Autoria: SN, Aluna do 6º anoCentro Educativo/Instituição: Colégio da Imaculada Conceição, ViseuContacto: tomoparte@cicviseu.net A minha escola de sonho Na minha escola de sonho, as crianças poderiam usar a roupa que bem entendessem. Poderia haver uniforme de…

Ler o artigo