FEVEREIRO 2021

[FOOTER]

EDITORIAL
A REDE – EM REDE

Ir. Lúcia Soares

Dizemos que educar com as Irmãs Doroteias é encarnar/ viver uma espiritualidade, um modo próprio de ver, de relacionar-se, de agir, ao jeito de Santa Paula, que tem como fonte o Evangelho e nos identifica e unifica… 

Esta é a rede profunda que nos sustenta e acolhe, mas que se constrói connosco no dia a dia, em passos concretos, que nos fazem a todos e a todas ser, em todos os Centros e a partir de todos os Centros, os fios que fazem o entrelaçado da rede, a relação que nos faz “um só coração e uma só alma em Jesus”, como quis/ quer Santa Paula para a nossa maneira de viver. […]

TRABALHO EM REDE

Os fios e a rede: entrelaçar

Maria Sousa Soares
Colégio N.ª S.ª da Paz

Fui espreitar… “Rede”- Malha feita de fios entrelaçados, com espaços regulares (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).
Perfeito. Haverá melhor e mais simples forma para explicar o que é esta vontade enorme, vital, potenciadora, de constituirmos uma Rede de Centros Educativos? […]

Desconfinar em tempo de confinamento

Anabela Pereira e Susana Santos
OIP: Educação da Interioridade

A Participação das Crianças e Jovens e a Aprendizagem em Rede 

Irene Cortesão e Pedro Jesus
OIP: Participação das Crianças

#Independência e #Interdependência: os avanços partilhados

Daniela Gonçalves e Helena Marques
OIP: Gestão do Currículo

PERFIL DOS EDUCADORES
Perfil do Educador dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias

Irmã Lúcia Soares

O processo Bússola 21 pede muito mais do que inovação pedagógica. Pede um rumo: que tipo de Escola, para que tipo de Alunos, com que que tipo de Educadores, através de que tipo de práticas pedagógicas…
A definição de um perfil de Educador insere-se neste rumo. Educar com as Irmãs Doroteias implica um modo de ser pessoa: Pessoa INTEIRA, marcada pela SIMPLICIDADE; Pessoa COMUNITÁRIA, marcada pelo ESPÍRITO DE FAMÍLIA; Pessoa DOM, marcada pelo ESPÍRITO DE SERVIÇO. 
Este modo de ser pessoa configura um modo concreto de educar, de ser profissional de educação e ensino. […]

Editor: Pedro Jesus | bussola21.gestor@irmasdoroteias.pt