Dezembro 2021

EDITORIAL

Pedro Jesus

Newsletter Bússola 21 #4 – Repositório de projetos de inovação pedagógica, uma boa nova para a Rede Educativa Doroteia

Praticamente desde o início desta caminhada, ambicionávamos pôr de pé uma infraestrutura de apoio à inovação, que, por um lado, assinalasse a criação de atividades/projetos pedagógicos de qualidade concretizados nos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, e, por outro, os organizasse por área de inovação, tipologia e ciclo de ensino.

A inauguração desse dispositivo no seio do Repositório Institucional da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) constitui, por isso, um motivo de grande alegria. A partir de agora, a Rede Educativa Doroteia vê fortalecida a sua capacidade de sistematização e disseminação da inovação gerada nos Centros Educativos por toda a Rede. Para esse fim, foi criada uma comunidade profissional, formada por Educadores(as) e Dirigentes de todos os Centros Educativos, envolvidos nas dinâmicas de inovação, com acesso restrito ao espaço virtual de gestão e partilha de conhecimento, disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2791.

A Newsletter não podia deixar, assim, de dar destaque a este importante passo na marcha coletiva protagonizada no âmbito do Bússola 21. Neste número encontramos: i) um texto escrito por Susana Anacleto, que enquadra a integração dos projetos de inovação pedagógica no Repositório Institucional da ESEPF; ii) um texto, da autoria de Daniela Gonçalves e Helena Marques, que nos elucida sobre o processo seguido na Incorporação do Perfil dos(as) Alunos(as) na Gestão do Currículo e os passos que se seguem; e iii) outros três textos, assinados pelas(os) Peritas(os) das Oficinas de Inovação Pedagógica, que procuram apresentar de forma breve o modo como os projetos alojados no Repositório, que dizem respeito à respetiva área de inovação, estão organizados, sublinhando cada um deles um aspeto que o Repositório valoriza e celebra: os recursos vistos como testemunhos de um caminho percorrido (Educação da Interioridade), a autoria docente (Gestão do Currículo) e a consolidação de uma comunidade de aprendizagem (Participação das Crianças e dos Jovens). Aprofundar estes aspetos ao longo do tempo, através do enriquecimento do Repositório com novos recursos e da sua utilização regular no apoio às práticas inovadoras quotidianas em cada Centro, é um privilégio e uma responsabilidade de Todas(os)!

Artigos da newsletter de dezembro 2021

Testemunhos de um Caminho
Estamos já no quinto ano do Bússola 21 e, ao nível da Educação da Interioridade, fomos crescendo na certeza de que queremos desenvolver uma proposta educativa que, de forma sequencial, leva o aluno a construir um EU integrado, através de …
Ler o artigo
Comunidade(s) de aprendizagem
No espaço destinado à Oficina, os recursos disponibilizados no Repositório Institucional da ESEPF organizam-se em três coleções, a dos Referenciais, que conta com o Guia da Participação das Crianças e Jovens – e se espera venha a contar, a curto …
Ler o artigo
Projetos de inovação pedagógica integrados em Repositório
A criação e manutenção de um Repositório assenta num ecossistema digital de informação que serve de suporte à atividade da comunidade.  Este assegura uma maior coerência no armazenamento possibilitando a integração com outros sistemas de informação. O Repositório Institucional (RI) da ESEPF passou …
Ler o artigo

Editor: Pedro Jesus | bussola21.gestor@irmasdoroteias.pt

X