Bons métodos e boas metodologias são sempre terrenos férteis de (re)criação, onde cada docente é convidado, individualmente e em equipa educativa, a concretizar a sua autoria, através das suas decisões curriculares e da definição de opções pedagógico-didáticas.  

E porque os bons métodos e as boas metodologias – ativas e significativas – são sempre simples, não simplistas, e sem método(s) e metodologias (ativas e significativas) tudo leva mais tempo e requer muita energia, situados na linha de Benjamim Franklin, “for every minute spent on organizing, an hour is earned”, temos procurado trilhar caminhos simples, mas produtivos e, sobretudo, significativos.

Com efeito, no âmbito da Oficina de Gestão do Currículo, temos investido em método(s) pedagógicos diferenciadores e personalizados alinhados com metodologias educativas mais abertas, flexíveis e enriquecidas. É o caso dos cenários de aprendizagem e dos projetos interdisciplinares que refletem, de forma evidente e apropriada, a intencionalidade dos docente, que se traduz na construção de percursos/itinerários de aprendizagem que conduzam ao desenvolvimento das competências do Perfil dos/as alunos/as da Irmãs Doroteias, ajustados a cada um dos alunos, a cada turma e ao contexto de cada centro educativo.  

Na medida em que nos leva a organizar, a sistematizar e, portanto, a otimizar ideias, atividades, projetos, este tipo de abordagem educativa implica necessariamente uma visão estruturada de tudo o que pretendemos, ajudando a clarificar e a respeitar prioridades. Ora, este processo de apropriação, de gestão e de construção permite definir os contornos da intencionalidade pedagógica e das consequentes decisões curriculares, constituindo-se, assim, como um terreno fértil para a (re)criação e autoria docente. Os recursos criados no âmbito desta Oficina e disponibilizados no Repositório Institucional da ESEPF são, simultaneamente, frutos do trabalho desse terreno fértil e sementes plenas de potencial gerador de novas e significativas colheitas.

Autoria: Daniela Gonçalves e Helena Marques
Oficina de Inovação Pedagógica: Gestão do Currículo
Contacto: dag@esepf.pt e helena.marques@csdoroteia.info