Estamos já no quinto ano do Bússola 21 e, ao nível da Educação da Interioridade, fomos crescendo na certeza de que queremos desenvolver uma proposta educativa que, de forma sequencial, leva o aluno a construir um EU integrado, através de experiências que geram reflexão e possibilitam oportunidades para encontrar o “seu lugar no mundo” desde chaves de realização pessoal e de serviço aos outros. O objetivo é criar um caminho pessoal e de grupo que ajuda cada um a viver com sentido as suas circunstâncias e vivências pessoais, capacitando para “dar voz” ao que se vive, se sente e pensa. Tudo isto em etapas vitais em que vemos PESSOAS em construção, com identidades únicas para TRANSFORMAR O MUNDO com responsabilidade e criatividade.

Neste sentido, e com a coloboração de um conjunto de educadores e professores, fomos construindo o nosso referencial para a Educação da Interioridade. É este referencial que “abre” o espaço do repositório dedicado a este âmbito da inovação pedagógica. 

No repositório estão, ainda, cinco sessões que foram elaboradas em 2018/2019, com o objetivo de ser uma proposta comum a todos os centros educativos. 

Queremos que, no futuro, estejam no repositório outras propostas de Educação da Interioridade que reflitam com cientificidade o Referencial já construído, possibilitando uma visão global e articulada entre os diferentes níveis de ensino. Contamos com a reflexão e o contributo de todos!

Autoria: Ir. Anabela Pereira e Ir. Susana Santos
Oficina de Inovação Pedagógica: Educação da Interioridade
Contacto: anabelaper@gmail.com e santosreisusana@gmail.com