No espaço destinado à Oficina, os recursos disponibilizados no Repositório Institucional da ESEPF organizam-se em três coleções, a dos Referenciais, que conta com o Guia da Participação das Crianças e Jovens – e se espera venha a contar, a curto prazo, com um novo documento, ainda em fase de construção coletiva com contributos de todos os Centros Educativos, a que chamamos “Degraus de Participação” –, a das atividades/projetos desenvolvidos na Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo, e, por fim, a das atividades/projetos desenvolvidos no 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário.

Foram desenvolvidas diversas dinâmicas promotoras da participação das crianças e dos jovens nos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, que já estão disponíveis no Repositório, e várias outras encontram-se em processo de edição, com vista ao respetivo alojamento nas próximas semanas. A diversidade alarga-se aos Centros Educativos onde as experiências tiveram lugar e aos ciclos de desenvolvimento/aprendizagem onde as crianças e os jovens se inserem.

No longo processo de aprofundamento da participação das crianças e dos jovens nos quotidianos escolares, diversos especialistas assinalam a relevância de os centros educativos se irem tornando comunidades democráticas, comunidades de prática(s), comunidades de aprendizagem intergeracional. Nessa construção, o Repositório de Projetos é um aliado precioso. Se, por um lado, sistematiza e dissemina as experiências inovadoras pela rede, por outro, celebra a própria rede como comunidade de aprendizagem.

Com o mesmo propósito, a realização recente das I Jornadas de Inovação Pedagógica Bússola 21 assinalou expressivamente a pertinência da partilha e disseminação de conhecimento no seio de uma comunidade que inova e aprende. No âmbito da participação das crianças e jovens, os artigos apresentados pelas equipas docentes, produzidos a partir da avaliação de práticas promotoras de participação, permitem perceber a forma como os Educadores e Professores dos Centros olham a riqueza de algumas das experiências vividas e possibilitam, ainda, a compreensão de um processo de reflexão sobre a ação vivida, que se deseja seja cada vez mais alargado, no sentido de fundamentar e enriquecer a ação educativa no contexto deste domínio da inovação pedagógica.A par da própria participação das crianças e jovens nos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, o Repositório, que a partir de agora lhe dá (mais) visibilidade, é também um campo fértil, com muitos frutos a dar. Continuemos a cuidar de ambos!

Autoria: Irene Cortesão e Pedro Jesus
Oficina de Inovação Pedagógica: Participação das Crianças e Jovens
Contacto: icc@esepf.pt e pedro.jesus@csdoroteia.info