A criação e manutenção de um Repositório assenta num ecossistema digital de informação que serve de suporte à atividade da comunidade. 

Este assegura uma maior coerência no armazenamento possibilitando a integração com outros sistemas de informação.

O Repositório Institucional (RI) da ESEPF passou a agregar a comunidade Bússola21. Esta está organizada em 3 coleções com níveis que contém as oficinas de inovação pedagógica dos Centros Educativas da Rede Doroteia. 

O Repositório facilita o estabelecimento de procedimentos e práticas para apoio à criação e manutenção de documentos fidedignos, autênticos, acessíveis e preserváveis. 

A classificação do material alojado no Repositório advém da indexação e descrição que facilita um rápido processo de recuperação de informação, o que torna esta plataforma segura e eficaz. Identifica os trabalhos com um endereço eletrónico simples e persistente, permitindo que sejam facilmente encontrados pela Comunidade. 

O Repositório promove, apoia e facilita a sistematização e disseminação do conhecimento.  Armazena, disponibiliza e preserva a produção da nossa Comunidade, facilitando e promovendo o acesso a documentos essenciais à inovação pedagógica presente na Missão da Bussola 21.

Este arquivamento digital dá a garantia e sustenta um melhor desempenho no acesso aos documentos, sua durabilidade e confiabilidade. 

Autoria: Susana Anacleto
Centro Educativo/Instituição: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Contacto: sanacleto@esepf.pt