O Perfil dos(as) Alunos(as) apresenta-se como uma matriz comum para todos os centros educativos das Irmãs Doroteias, designadamente enquanto referencial curricular primeiro do planeamento, da realização e da avaliação do ensino e da aprendizagem.

Os seus descritores apontam traços essenciais do perfil que se pretende que cada aluno desenvolva até ao final do seu percurso escolar em cada um dos centros educativos das Irmãs Doroteias. Por sua vez, os descritores operativos ilustram as competências desenvolvidas, ao nível da ação, demonstrando as aprendizagens realizadas e os comportamentos assumidos pelos alunos enquanto PROTAGONISTAS DA PRÓPRIA VIDA E AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE.

A par de outras dinâmicas no âmbito da Oficina de Gestão do Currículo, iniciou-se, no ano letivo transato, um trabalho de revisão curricular e de Incorporação deste Perfil nas planificações disciplinares, de modo a que a promoção do crescimento harmonioso de cada aluno, nas várias dimensões da sua pessoa, possa ser garantida de forma integrada, pela organização do processo de desenvolvimento curricular levado a cabo pelos professores nas disciplinas que lecionam.

Com efeito, esta formação assume-se em formato e-learning, dada a participação intercentros, cujo grupo de trabalho se apropria desde logo do Perfil dos Alunos, analisando depois as Aprendizagens Essenciais da disciplina com o objetivo de proceder à articulação vertical do currículo, no sentido de assegurar a coerência e a progressão lógica das aprendizagens em cada ciclo de escolaridade. Às primeiras decisões curriculares, alia-se a reflexão sobre os pressupostos e implicações práticas da ação educativa que abre portas ao trabalho de planificação anual.  De facto, os professores desenham ações estratégicas intencionais, por sequência didática ou tema, de modo a contribuir para a relevância curricular e o desenvolvimento de competências do Perfil dos(as) Alunos(as), selecionadas segundo a especificidade disciplinar e a intencionalidade face ao contexto pedagógico. 

No ano letivo transato, o grupo de trabalho dizia respeito à disciplina de Português, sendo a vez, neste ano, das disciplinas de Matemática, no primeiro semestre, e da área de Ciências (Estudo do Meio, Ciências da Natureza, Ciências Naturais, Biologia e Geologia A) no semestre seguinte. No próximo ano letivo, este trabalho está previsto para os grupos de História e Inglês.

Não obstante a importância do produto deste trabalho, cujos objetivos passam pela (re)estruturação do currículo face à intencionalidade pedagógica, pelo desenho de estratégias de ensino e aprendizagem eficazes e adequadas a cada situação, pela definição de critérios de avaliação em função das competências promovidas, sublinhamos o valor primordial do processo, cujas finalidades passam necessariamente pela tomada de consciência do papel fundamental dos docentes enquanto gestores do currículo, pela apropriação de novas lógicas de trabalho, pela reflexão conjunta e pelo trabalho colaborativo entre professores, enfim, pelo assumir de uma nova profissionalidade docente.

Autoria: Daniela Gonçalves e Helena Marques
Oficina de Inovação Pedagógica: Gestão do Currículo
Contacto: dag@esepf.pt e helena.marques@csdoroteia.info