#Independência e #Interdependência: os avanços partilhados

O exercício de refletir sobre as diferentes etapas da intervenção educativa de natureza curricular, desde a conceção do currículo até à avaliação, passando pelo seu desenvolvimento, faz realçar a importância decisiva do papel do professor enquanto agente de inovações e mudanças que contribuem para um processo de aprendizagem significativo. Torna-se, portanto, evidente que a gestão curricular pressupõe uma atividade dinâmica e contínua, implicando o sistemático desenvolvimento pessoal e profissional do professor. Ao mesmo tempo, a gestão curricular significa o envolvimento do professor em processos de investigação colaborativa com os colegas, tendo subjacente a cooperação facilitadora dos órgãos de gestão pedagógica. 

Foi neste âmbito que no ano letivo de 2020/2021 foi desenvolvida uma nova iniciativa no âmbito do PB21, em particular, na oficina de inovação pedagógica de Gestão do Currículo. Adotando uma lógica de investigação-ação, cada centro educativo é responsável pela investigação de uma metodologia ativa e/ou obra de referência desta oficina, competindo a cada professor(a), apropriar-se, de modo independente, do essencial no que respeita à sua relação com a gestão do currículo e fomentar a partilha. Trata-se de uma dinâmica com referenciais teóricos, mas onde o contexto (de cada centro, de cada docente, de cada ano de escolaridade/ciclo educativo) é fulcral para um entendimento mais ajustado e potenciado dos fundamentos da gestão do currículo. Com efeito, este trabalho de investigação colaborativa tem ainda promovido, no terreno, a participação de alguns docentes em experiências de gestão de currículo que, acreditamos, conduzirão, numa fase seguinte, a uma reflexão fértil, precursora de inovações e mudanças curriculares.

É de salientar que estes momentos têm permitido consubstanciar a interdependência profissional numa lógica de rede e em rede, trabalho que nos leva facilmente a concluir que tal relação é a mais favorável para a concretização dos valores subjacentes do PB21.

Autoria: Daniela Gonçalves; Helena Marques
Oficina de Inovação Pedagógica: Gestão do Currículo
Contactos: dag@esepf.pt; helena.marques@csdoroteia.info

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