A Participação das Crianças e Jovens e a Aprendizagem em Rede 

Planificação com as Crianças, Instituto São José, Vila do Conde

Neste ano desafiante, um dos grandes objetivos da OIP da Participação das Crianças foi contribuir para o fortalecimento da aprendizagem em rede.

Assim, e considerando a necessidade de promoção de um trabalho cooperativo, que se percebe não ser fácil nem espontâneo, defendemos que, para se conseguir avançar neste percurso de transformação dos processos de ensino aprendizagem que se pretendem ricos, com qualidade e significativos, há aspetos que devem ser tidos em atenção. Desenvolver a capacidade de colaboração implica, desde logo, uma capacidade para fazer um diálogo profissional e uma predisposição pessoal para sair da sua zona de conforto e articular saberes e estratégias num projeto comum. Temos consciência de que se trata de um desafio grande, mas também de grande importância.

Neste sentido, promovemos, desde o início do ano, para além do contacto mensal com cada centro, encontros inter-Centros. Através do agrupamento dos centros em dois grandes grupos (de acordo com as valências que possuem) foram criados espaços para os educadores/professores reunirem uma vez por mês, trocarem experiências, discutirem ideias, resolverem dificuldades, etc.

Foi possível, através desta articulação, identificar temáticas comuns no trabalho desenvolvido pelos diferentes Centros Educativos. Assim, os projetos podem enquadrar-se dentro de alguns grandes temas:  a reflexão acerca das questões da documentação pedagógica, construída com a Participação das Crianças (“A tua voz” ISJ, Vila do Conde; e “Documentação Pedagógica”, OSPVI, Lisboa); as experiências de realização de Assembleias – de turma/grupo e de escola – (ISJ, Vila do Conde; FIC, Covilhã; OSPVI, Lisboa; EP, Lisboa; CIC, Viseu; e CSD, Calvanas, Lisboa);  a exploração e alteração de espaços exteriores (“O meu mundo é brincar”, ISJ, Vila do Conde; “Vamos explorar o jardim”, FIC, Covilhã; “Restruturação dos jardins”, OSPVI, Lisboa; “Pintar a manta”, CS, Sardão; e “Recreios”, CSD, Calvanas, Lisboa); a comunicação e notícias dos Centros Educativos (“Jornal de parede externo”, FIC, Covilhã; e “Newsletter”, CS, Sardão); a mediação entre pares(“Pontos de escuta”, CNSP, Porto; e “Gestão de conflitos”; CSD, Calvanas, Lisboa); as experiências de voluntariado(“Sementes da Paz”, CNSP, Porto); e o apoio tutorial entre pares (“Mentoria”, CSD, Calvanas, Lisboa).

O trabalho desenvolvido mostra-nos como a participação pode ser um elemento central da ação pedagógica que desejamos construir em conjunto. Vislumbramos um caminho que se sabe complexo e desafiante, mas que nos permite acreditar num alargamento da participação das crianças e dos jovens, como protagonistas transformadores nos diversos domínios e espaços da vida dos nossos Centros Educativos.

Autoria: Irene Cortesão; Pedro Jesus
Oficina de Inovação Pedagógica: Participação das Crianças
Contacto: icc@esepf.pt ; pedro.jesus@csdoroteia.info