Autoria: Sónia Correia
Centro Educativo/Instituição: Colégio do Sardão
Contacto: soniacorreia@colegiodosardao.org

Metodologias Ativas Significativas – Flipped Classroom

Ao longo deste percurso de aprofundamento dos conceitos de Gestão do Currículo e de implementação de estratégias de ensino e aprendizagem inovadoras, tem sido evidente que os alunos, devidamente motivados e entusiasmados, se tornam os agentes principais da construção ou aprimoramento do seu conhecimento.

Por outro lado, face à constatação de que um conhecimento motivado, trabalhado, adquirido e significativo se transforma efetivamente em competência adquirida, as metodologias ativas significativas têm sido uma área didático-pedagógica em que as docentes do Colégio do Sardão têm investido cada vez mais, como é o caso da sala de aula invertida.

De facto, pretende-se sobretudo que as crianças desenvolvam competências de pesquisa, que aprendam a gerir melhor as suas aprendizagens, a par da melhoria na interação com os diversos elementos da equipa e da descoberta de outros interesses.

Com a metodologia do Flipped Classroom, os alunos são os protagonistas no processo da aprendizagem, já que têm toda a autonomia para adquirir novos conhecimentos, para além de que há um maior aproveitamento do tempo – como os alunos já trazem um conhecimento prévio, o tempo da aula pode ser dedicado a aprofundar o tema e a desenvolver os assuntos mais importantes. É importante ainda salientar que esta estratégia propicia maior abundância de materiais, já que os alunos podem partilhar recursos ou outras fontes que descobriram no seu processo de estudo. 

Outra vantagem desta metodologia é possibilitar a aprendizagem ao ritmo do aluno, o que se revela muito importante, pois cada aluno possui um processo de aprendizagem diferente.

Em suma, a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida promove um melhor desempenho dos alunos, visto que lhes permite controlar os seus momentos de estudo, ter e mais materiais resultantes da partilha, ver o seu ritmo respeitado e interagir positivamente com os colegas. Claramente, os alunos podem aprender mais e, com isso, melhorar o seu desempenho.

A equipa do Sardão avalia o investimento em Metodologias Ativas Significativas em geral de modo muito positivo, e a Sala de Aula Invertida em particular, pelos frutos que tem dado não só no que respeita ao envolvimento e motivação dos alunos, como também nas competências que têm desenvolvido de forma cada vez mais evidente.

Metodologia do Flipped Classroom, onde os alunos são os protagonistas no processo da aprendizagem

Artigos da newsletter de junho 2022

Um, dois, esquerdo, direito… – Domínio de Autonomia Curricular

Autoria: Mafalda FrazãoCentro Educativo/Instituição: Externato do ParqueContacto: mafaldafrazao@externatodoparque.pt Um, dois, esquerdo, direito… – Domínio de Autonomia Curricular Uma vez que a lateralidade é uma competência de aprendizagem muito relevante, e que na avaliação diagnóstica das crianças…

Ler o artigo
A Bússola que nos orienta: Gestão do Currículo

Autoria: Helena VieiraCentro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: helenavieira@colegiodapaz.org A Bússola que nos orienta:Gestão do Currículo A gestão curricular é uma prática inerente e quotidiana à profissão docente. O salto em direção à inovação…

Ler o artigo
Cenário de aprendizagem e STEAM – uma conjugação feliz

Autoria: Marta FigueiredoCentro Educativo/Instituição: Colégio da Imaculada ConceiçãoContacto: p105@cicviseu.net Cenário de aprendizagem e STEAM – uma conjugação feliz Na sequência de uma formação para docentes sobre M.A.S. aliou-se o STEAM a um cenário de aprendizagem planificado…

Ler o artigo
Redesenhando práticas letivas nas Ciências Naturais do 7º ano

Autoria: Inês Carvalho | Luísa Leitão | Maria João RodriguesCentro Educativo/Instituição: Colégio de Santa DoroteiaContacto: ines.carvalho@csdoroteia.info | luisa.leitao@csdoroteia.info | mariajoao.rodrigues@csdoroteia.info Redesenhando práticas letivas nas Ciências Naturais do 7º ano Esta formação teve como objetivo incorporar…

Ler o artigo
Junho 2022

Newsletter Bússola 21 #6 – Docentes e Alunos agentes de mudança EDITORIAL Daniela Gonçalves Helena Marques Quando os Docentes são decisores do Currículo O exercício de refletir sobre as diferentes etapas da intervenção educativa (observação,…

Ler o artigo