Autoria: Helena Vieira
Centro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da Paz
Contacto: helenavieira@colegiodapaz.org

A Bússola que nos orienta:
Gestão do Currículo

A gestão curricular é uma prática inerente e quotidiana à profissão docente. O salto em direção à inovação neste domínio dá-se com a passagem do plano individual ao plano grupal e institucional. Em 2018, a Equipa de Inovação Pedagógica do Colégio Nossa Senhora da paz delineou um Plano de Ação para 2018/2020 e, mais tarde, para 2020/2023, tendo em vista a promoção da gestão flexível do currículo, ciente das vantagens que esta traria para os seus alunos. Um dos objetivos era introduzir nas aulas de todas as disciplinas desafios estimulantes, renovando por dentro o estilo de educar para que as crianças e os jovens se tornem, cada vez mais, protagonistas da sua própria vida. 

Porém, um processo desta natureza não pode ser isolado. É em contacto com os outros e com a partilha de experiências que crescemos e, por isso, desenvolveu-se um trabalho em rede, criando espaços de formação e de reflexão conjunta. Foi neste sentido que se desenvolveram, nos últimos anos, Oficinas de Inovação Pedagógica, a fim de dotar os(as) docentes do conhecimento científico e das melhores estratégias pedagógicas para fazer uma efetiva gestão curricular que se pretende flexível, articulada e funcional, promovendo verdadeiros momentos de investigação-ação.

Desde a planificação dos projetos até à sua implementação, professores e peritos trabalham em rede, monitorizando e avaliando os resultados obtidos ano a ano, criando espaços de partilha que fazem emergir o sentimento de confiança que nos faz avançar. 

No Colégio Nossa Senhora da Paz, a gestão do currículo tem-se desenvolvido através de projetos interdisciplinares que articulam diferentes saberes de diferentes disciplinas, tendo em vista a resolução de problemas. A eles estão subjacentes processos de pesquisa, momentos de trabalho cooperativo, o desenvolvimento de competências específicas e transversais e a criação de produtos finais variados.

No ano letivo de 2021/2022, no primeiro ciclo desenvolveram-se dois Cenários de Aprendizagem para cada ano, um em cada semestre, desenhados pelas professoras titulares de turma e pelos professores coadjuvantes. Já no 2º e no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário desenvolveram-se 15 projetos interdisciplinares de gestão do currículo, que envolveram todos os ciclos e todos os anos de escolaridade. Destes, 7 projetos são de continuidade e constituem os projetos que já fazem parte da nossa tradição educativa e 8 são projetos novos, que revelam uma tendência de inovação e de criatividade permanentes. Os resultados destes projetos interdisciplinares são extremamente positivos e os alunos já percecionam as suas mais-valias e as mudanças efetivas que estes espoletam no processo de ensino-aprendizagem.

Apresentação do projeto interdisciplinar “Os Navegadores” (5ºano) – junho de 2022

Artigos da newsletter de junho 2022

Um, dois, esquerdo, direito… – Domínio de Autonomia Curricular

Autoria: Mafalda FrazãoCentro Educativo/Instituição: Externato do ParqueContacto: mafaldafrazao@externatodoparque.pt Um, dois, esquerdo, direito… – Domínio de Autonomia Curricular Uma vez que a lateralidade é uma competência de aprendizagem muito relevante, e que na avaliação diagnóstica das crianças…

Ler o artigo
Cenário de aprendizagem e STEAM – uma conjugação feliz

Autoria: Marta FigueiredoCentro Educativo/Instituição: Colégio da Imaculada ConceiçãoContacto: p105@cicviseu.net Cenário de aprendizagem e STEAM – uma conjugação feliz Na sequência de uma formação para docentes sobre M.A.S. aliou-se o STEAM a um cenário de aprendizagem planificado…

Ler o artigo
Metodologias Ativas Significativas – Flipped Classroom

Autoria: Sónia CorreiaCentro Educativo/Instituição: Colégio do SardãoContacto: soniacorreia@colegiodosardao.org Metodologias Ativas Significativas – Flipped Classroom Ao longo deste percurso de aprofundamento dos conceitos de Gestão do Currículo e de implementação de estratégias de ensino e aprendizagem inovadoras,…

Ler o artigo
Redesenhando práticas letivas nas Ciências Naturais do 7º ano

Autoria: Inês Carvalho | Luísa Leitão | Maria João RodriguesCentro Educativo/Instituição: Colégio de Santa DoroteiaContacto: ines.carvalho@csdoroteia.info | luisa.leitao@csdoroteia.info | mariajoao.rodrigues@csdoroteia.info Redesenhando práticas letivas nas Ciências Naturais do 7º ano Esta formação teve como objetivo incorporar…

Ler o artigo
Junho 2022

Newsletter Bússola 21 #6 – Docentes e Alunos agentes de mudança EDITORIAL Daniela Gonçalves Helena Marques Quando os Docentes são decisores do Currículo O exercício de refletir sobre as diferentes etapas da intervenção educativa (observação,…

Ler o artigo