Autoria: Mafalda Frazão
Centro Educativo/Instituição: Externato do Parque
Contacto: mafaldafrazao@externatodoparque.pt

Um, dois, esquerdo, direito… – Domínio de Autonomia Curricular

Uma vez que a lateralidade é uma competência de aprendizagem muito relevante, e que na avaliação diagnóstica das crianças das turmas dos primeiros anos se identificaram fragilidades nesta área, a equipa educativa planificou um Domínio de Autonomia Curricular com o objetivo de colmatar as dificuldades sentidas, implicando a gestão curricular. 

As áreas disciplinares envolvidas foram a Matemática, a Educação Física, a Expressão Corporal e as Artes Visuais, tendo-se selecionado as seguintes aprendizagens essenciais: identificar, interpretar e descrever relações espaciais, situando-se no espaço em relação aos outros e aos objetos; lançar uma bola em precisão a um alvo fixo, por baixo e por cima, com cada uma e ambas as mãos; lançar uma bola em distância com a «mão melhor» (a mão mais forte) e com as duas mãos, para além de uma marca; integrar a linguagem das artes visuais, assim como técnicas de expressão, nas suas experimentações: físicas e/ou digitais; distinguir diferentes possibilidades de movimentação do corpo; utilizar movimentos do corpo com diferentes relações: entre os diversos elementos do movimento, com os outros, a par, em grupo, destacando a organização espacial.

Neste âmbito, as competências do perfil trabalhadas foram a confiança e a criatividade, bem como a resiliência, a persistência. Procurou-se que os alunos se sentissem motivados para aprender, sendo estimulados a refletir e encontrar respostas novas aos desafios, e a expressá-las de modo criativo, o que foi notório no atelier realizado no fim deste processo.

Durante quatro semanas, os alunos desenvolveram diversas atividades que procuraram ir ao encontro de diferentes tipos de aprendizagem (memória, memória visual, atividades rítmicas, jogos, etc.) para que conseguissem identificar a lateralidade primária (em si e em suportes visuais) e secundária (no outro e em suportes visuais), utilizado a música, o movimento e a escultura como base para as estratégias desenvolvidas.

A heteroavaliação foi feita através de grelhas de observação, construídas em equipa e utilizadas pelos professores, em parceria, no decorrer das atividades. A autoavaliação foi realizada a partir de grelhas de registo e preenchidas pelos alunos. De destacar, dois dos critérios utilizados para a construção das grelhas foram a fácil aplicabilidade e a leitura rápida dos resultados. 

Os professores entraram em contacto com a Fundação Calouste Gulbenkian que concebeu um atelier específico para consolidar estas aprendizagens, no qual os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos, em particular, o conceito de simetria, explorado por diferentes suportes e materiais.

A equipa educativa avaliou positivamente esta dinâmica, sugerindo-se que se mantenha no próximo ano letivo.

Visita Além Portas – Fábrica de Projetos Gulbenkian – simetria e lateralidade (ver)
Visita Além Portas – Fábrica de Projetos Gulbenkian – simetria e lateralidade (experimentar)

Artigos da newsletter de junho 2022

A Bússola que nos orienta: Gestão do Currículo

Autoria: Helena VieiraCentro Educativo/Instituição: Colégio Nossa Senhora da PazContacto: helenavieira@colegiodapaz.org A Bússola que nos orienta:Gestão do Currículo A gestão curricular é uma prática inerente e quotidiana à profissão docente. O salto em direção à inovação…

Ler o artigo
Cenário de aprendizagem e STEAM – uma conjugação feliz

Autoria: Marta FigueiredoCentro Educativo/Instituição: Colégio da Imaculada ConceiçãoContacto: p105@cicviseu.net Cenário de aprendizagem e STEAM – uma conjugação feliz Na sequência de uma formação para docentes sobre M.A.S. aliou-se o STEAM a um cenário de aprendizagem planificado…

Ler o artigo
Metodologias Ativas Significativas – Flipped Classroom

Autoria: Sónia CorreiaCentro Educativo/Instituição: Colégio do SardãoContacto: soniacorreia@colegiodosardao.org Metodologias Ativas Significativas – Flipped Classroom Ao longo deste percurso de aprofundamento dos conceitos de Gestão do Currículo e de implementação de estratégias de ensino e aprendizagem inovadoras,…

Ler o artigo
Redesenhando práticas letivas nas Ciências Naturais do 7º ano

Autoria: Inês Carvalho | Luísa Leitão | Maria João RodriguesCentro Educativo/Instituição: Colégio de Santa DoroteiaContacto: ines.carvalho@csdoroteia.info | luisa.leitao@csdoroteia.info | mariajoao.rodrigues@csdoroteia.info Redesenhando práticas letivas nas Ciências Naturais do 7º ano Esta formação teve como objetivo incorporar…

Ler o artigo
Junho 2022

Newsletter Bússola 21 #6 – Docentes e Alunos agentes de mudança EDITORIAL Daniela Gonçalves Helena Marques Quando os Docentes são decisores do Currículo O exercício de refletir sobre as diferentes etapas da intervenção educativa (observação,…

Ler o artigo