“Wake Up!” – Conheço o meu Corpo

Os alunos do 3º e do 4º ano viveram o Projeto “Wake Up!” – Conheço o meu Corpo. Numa sessão de Interioridade, levaram-se os alunos a reconhecerem-se como únicos, conscientes das suas emoções. Em aula, a história “O Pássaro da Alma” foi interpretada e elaborou-se um guião de compreensão.
Posteriormente, os alunos foram surpreendidos por um pássaro à entrada das salas, com um enigma para descodificar, que os levou à mata do Colégio, onde partiram à descoberta dos ossos do esqueleto humano que aí estavam enterrados e, posteriormente, reconstruíram-no. Esta atividade motivacional introduziu a unidade de trabalho sobre o corpo humano. Organizaram-se “estações pedagógicas” que facilitaram o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos.
Seguidamente, realizaram a compreensão e escuta ativa do poema “O esqueleto”.
E não podiam deixar de desenvolver os dotes vocais… Aprenderam e cantaram a música “Da cabeça aos pés”, acompanhada por uma divertida coreografia.
Legendaram, em Português e Inglês, o esqueleto que descobriram. Foi um dia cheio de atividades e rico em aprendizagens!
Utilizando a metodologia da sala de aula invertida, propôs-se aos alunos que recolhessem material sobre animais vertebrados e invertebrados. Depois, construíram cartazes com o material recolhido.
Quiseram saber mais… improvisou-se um laboratório. Será que os ossos se mantêm sempre resistentes? Foi a questão problema que os orientou numa atividade experimental. Cumpriram o procedimento sugerido, prevendo e registando o que aconteceria aos ossos e aos líquidos em 10 minutos, 2 horas e 2 dias.  Conforme o tempo foi avançando, observaram e registaram as evidências na carta de planificação. Concluíram que as substâncias ácidas desgastam o cálcio existente nos ossos, enfraquecendo-os.
Paralelamente, pesquisaram os alimentos que fortalecem os seus ossos, comemoraram o Dia Mundial da Alimentação com um batido saudável de leite, banana e morango.
Em Educação Física, jogaram ao “Mexe o esqueleto”. Neste jogo reproduziram as posições que a Poli mostrou nos cartões com os esqueletos.
Em novembro, construíram os vários sistemas do funcionamento do seu corpo, desenhando e legendando nas t-shirts, em Inglês, o sistema digestivo, sua constituição e função.
E de que sistema fará parte o nosso coração? Após a sua descoberta, os alunos construíram o principal órgão do sistema circulatório.
Entretanto,… descobriram o sistema respiratório e seu funcionamento. 
Como?
Construíram o aparelho respiratório, com materiais do dia a dia, compreendendo o seu funcionamento.
O resultado final do projeto… ficou incrível!
Pela boca das crianças e dos adultos ecoavam frases…
“Uau! Que espetáculo!” “Aprender assim é divertido!” “Foram mesmo vocês que fizeram?!” “Foi a melhor exposição que já vi!”
Sim, esta exposição foi diferente… itinerante, em que as crianças passearam pelo colégio, com as t-shirts, onde estavam registados os sistemas aprendidos!
Foi realmente um GRANDE PROJETO!

Autoria: Susana Moreira e Liliana Freitas
Centro Educativo: Colégio do Sardão
Contactos: direccao@colegiodosardao.org

X