Inovação como resiliência escolar

Estudos prospetivos a nível global identificam várias tendências emergentes na Educação pós-pandemia. Entre estas, adquire especial destaque a inovação que se gerou no seio do sistema educativo, antecipando mudanças futuras inevitáveis no ensino e na formação. 

Ora, as oficinas de inovação pedagógica dos Centros Educativas da Rede Doroteia, impulsionadas pelo projeto Bússola 21, têm estado muito ativas e vão antecipando essas tendências. Recordam-nos que, não obstante todos os condicionalismos a que estamos sujeitos, realidades há que não se conseguem confinar. A educação da interioridade é uma delas, como nos narram a variedade das experiências implementadas: desde a confeção de máscaras, à assunção do corpo ou à formação da integralidade da pessoa, tudo é passível de gerar ressonância interior e ajudar a construir significado e relação. 

Outra tónica de inovação pedagógica tem sido, claramente, a participação: a voz e a vez das crianças e dos jovens alunos dos nossos Centros imprimem marcas que já não se apagam, seja na criação de uma rádio, nas assembleias de turma ou na reestruturação dos jardins – tudo está impregnado de autoria para que os alunos sejam “protagonistas da própria vida…”, como propõe o perfil identitário do aluno das Irmãs Doroteias. E, para quem desejar confirmar que o processo de autoria pessoal nos nossos Centros é realizado em espírito de família, convidamos a conhecer o projeto Mentorias

Em tempos de Covid-19, a resiliência escolar tem vindo a desempenhar um papel decisivo para as crianças, famílias e comunidades. Segundo a UNESCO (2020. Education in a post COVID world: Nine ideas for public action), no contexto da pandemia, os sistemas educativos mais resilientes têm sido os que estiveram mais envolvidos com as famílias e as comunidades. Cabe aqui, pois, uma palavra de gratidão às famílias dos nossos alunos e aos nossos parceiros pela cumplicidade manifestada na superação de obstáculos frente às adversidades que todos temos vindo a enfrentar.

Autoria: José Luís Gonçalves
Centro Educativo/Instituição: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Contactos: jlg@esepf.pt