Ser voz na Escola

Olá! 

Somos os alunos dos 3os anos do Externato do Parque e fomos desafiados a escrever este texto onde vamos partilhar convosco a nossa opinião sobre as assembleias que fazemos à sexta-feira.

As assembleias de turma são importantes porque podemos identificar e apresentar o que mais gostámos/o que correu melhor e o que não correu tão bem ao longo da semana. Se temos algum problema ou conflito que não conseguimos resolver sozinhos, é nas assembleias de turma que nos ajudamos uns aos outros e pensamos em soluções para ajudar os nossos amigos a resolverem problemas. 

No início da semana elegemos o presidente, que é quem orienta e fica responsável pela assembleia, e o secretário, que vai registar o que correu bem e mal bem como as sugestões de melhoria para que mais tarde possamos revisitar e relembrar se estamos a concretizar o que foi proposto!

Aprendemos a explicar bem as nossas ideias, a ouvir as ideias dos nossos colegas e a tentar chegar a acordo sobre a melhor solução para uma situação.

Sabem? É muito bom sentir que as nossas opiniões são respeitadas e que podemos partilhar as nossas ideias para nos sentirmos cada vez mais felizes no colégio! 

Para além das assembleias de turma, em cada período, os delegados e dois representantes de cada turma reúnem-se com a nossa direção para transmitir ideias, sugestões e discutir assuntos importantes. Podemos ajudar a tornar o colégio num lugar melhor para os alunos, pois as ideias que temos não ficam nas nossas cabeças, podemos passá-las para as cabeças dos mais velhos e, juntos, refletimos sobre essas ideias, se serão mesmo importantes e pertinentes, pensamos como pôr em prática e distribuímos tarefas para que todos participemos e na melhoria. Sentimos que assim somos todos responsáveis pelo que acontece na escola.

Autoria: Turmas do 3º ano 
Centro Educativo: Externato do Parque
Contactos: carlabarroso@externatodoparque.ptcarolinacastelobranco@externatodoparque.pt