Participar: representar…unir… levar mais longe

No Colégio Nª Sª da Paz crescem as formas e os meios de Participação dos Alunos na vida do Colégio. E o primeiro momento, a primeira experiência, é a tomada de decisão sobre aquilo em que lhes interessa participar. Há projetos belíssimos que não chegam a arrancar… e projetos imprevistos que correm velozes. 

Rádio Paz | AM

No início do ano letivo, fomos convidados pelo professor que coordena o projeto RÁDIO PAZ I AM para integrar a equipa responsável pela execução do mesmo projeto.

Para criar uma rádio na escola, um dos primeiros passos, além de decidir o nome da rádio, foi construir um projeto que estivesse vinculado ao projeto pedagógico da escola. O projeto contemplou os objetivos da rádio, a divisão de responsabilidades e o tipo de programação que seria veiculada. Seguidamente, definiu-se o formato da programação, nomeadamente notícias, música, educação assim como o horário. Foi, igualmente, criado um logotipo por um dos elementos da equipa com base nas cores do colégio. 

Foi necessário organizarmo-nos e fazer a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação, das responsabilidades, promovendo assim o exercício de cidadania.

Na realidade, este projeto revelou-se de grande interesse para todos nós, uma vez que vai ao encontro da interdisciplinaridade presente na abordagem de diversos temas e do interesse coletivo pelos meios de comunicação.  

É certo que vivemos numa era marcadamente digital, onde os novos suportes e recursos tecnológicos da informação e da comunicação desempenham uma função de extrema importância, podendo, este projeto, ser uma mais-valia para a inovação da nossa escola. 

Maria Francisca Costa Pereira

Reinventar o significado de Associação de Estudantes

Ser Associação de Estudantes é ser todos os alunos. A nossa função, como Associação de Estudantes, é representar os alunos, fazer ouvir as suas opiniões e pedidos, e fazer o máximo para que todos se sintam numa Comunidade Aberta e Feliz. Em tempo de pandemia, enquanto estamos todos confinados às nossas quatro paredes, pode parecer desafiante a concretização desta missão. No entanto, a construção de Comunidades Abertas e Felizes para a Transformação do Mundo começa em nós, onde quer que estejamos. 

Em janeiro, no início do Segundo Período, abraçamos a oportunidade de sermos eleitos para representar os alunos, num ano um pouco imprevisível, já que a qualquer momento poderíamos voltar ao Ensino à Distância, tal como em março de 2020. E assim foi, poucos dias depois das eleições viemos para casa e tivemos de “sacudir o pó” às nossas salas de aula no Zoom. Como em tudo o resto, também a AE se teve de reinventar. Tentamos, então, fazer com que os alunos se sentissem o mais próximo possível entre si, ainda que distantes, e cientes de que o colégio estava sempre presente (Colégio Contigo). Com esse intuito, desenvolvemos algumas atividades, como por exemplo, emissões semanais na Rádio “Paz I AM”, a promoção de alguns workshops, criação de um banco de resumos para incentivar a entreajuda na comunidade que é o colégio e, não podíamos deixar de parte, o contacto e disponibilidade constantes através das nossas redes sociais.

Por fim, queremos realçar o facto de esta estar a ser uma experiência diferente, única, pois, ser Associação de Estudantes, num ano atípico como este, exige responsabilidade, maturidade e, sem dúvida, criatividade. Cremos que está a contribuir para o nosso desenvolvimento, não só enquanto alunos do Colégio, mas enquanto pessoas, e acreditamos, que seja das melhores formas para estarmos presentes e envolver os alunos nos projetos do Colégio.

Manuel Faria Ferreira e Beatriz Paupério 

Autoria: Maria Francisca Costa Pereira; Manuel Faria Ferreira; Beatriz Paupério
Centro Educativo: Colégio Nossa Senhora da Paz
Contactos: mariafranciscapereira11038@colegiodapaz.org
manuelferreira9024@colegiodapaz.orgbeatrizpauperio15060@colegiodapaz.org