Programa – 17 de julho de 2024

HoraAuditório
9h30Abertura
– Irmã Lúcia Soares
9h45Comunicação
Da Alucinação da Inteligência Artificial a uma Escola Inovadora com Sentido: À Procura de uma Bússola
– João Fernandes (DGE) 
10h30Comunicação
Desenvolvimento Curricular como Norte para um Ensino e Aprendizagem com Sentido: À Procura De Lucidez com a Inteligência Artificial na Escola
– Filipe Castro (DGE)
11h15Coffee-break
11h45Mesa redonda
Interpelações sentidas nos CE relacionadas com a Inteligência Artificial e a Escola: da paralisia ao esboço de caminhos de aprendizagem 
–Com João Fernandes e Filipe Castro

Síntese
– Joaquim Azevedo (UCP)
12h45Almoço
14h15Comunicações
Um ano em revista: Os ganhos assinalados na inovação empreendida em 23-24
– (OSPVI), (FIC), (ISJ), (EP), (CS), (CSD), (CIC), (CNSP)
15h15Comunicação
Portefólio Profissional Individual: o que é, porque surge e para quê? 
– Teresa Casal (ISJ) e Kathy Silva (OSPVI) 
15h30Comunicação
Os desafios à educação não param, mas podemos enfrentá-los  de mãos dadas e com os olhos postos no horizonte do Perfil  dos Alunos
– Joaquim Azevedo (UCP) 
15h40Encerramento
– Irmã Lúcia Soares

Notas biográficas dos palestrantes

Filipe de Castro

Professor de Física e Química desde 2002, Mestre em Física Aplicada.

À data, membro Equipa Nacional UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), no Ministério da Educação, co-responsável pelo desenvolvimento e implementação dos ambientes de aprendizagem da rede de escola UAARE.

Apple Professional Learning Specialist. 

Formador de professores em Tecnologia Educativa.

Reconhecido pelo portal Forma-te, formador do ano em 2015, no ensino profissional. 

Responsável pelo desenho de dois ambientes educativos inovadores reconhecidos pela ERTE.

Consultor em Educação.

Voluntário Internacional especializado em desenvolvimento profissional de professores nos PALOP.

João Fernandes

Especialista em Desenvolvimento Curricular na Educação STEM, nomeadamente no projeto Academia STEM Mangualde.

Consultor da Direção-Geral da Educação desde 2014 em diversas iniciativas: (a) Ensino a Distância, uma escola pública online para Alunos Itinerantes e outros jovens que não podem frequentar a escola normal; (b) Ensino Secundário Recorrente a Distância (ESRaD), uma escola pública online com oferta de ensino secundário para Educação de Adultos; c) Programa UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), um programa nacional para apoiar alunos-atletas na conciliação do sucesso escolar e desportivo no âmbito das carreiras duplas em 25 escolas distribuídas por todo o país; d) Autonomia e Flexibilidade Curricular e e) Programa TEIP.

Colaborador no plano de modernização das escolas secundárias levado a cabo pela Parque Escolar EPE, participando no desenho e acompanhamento da implementação do novo modelo de laboratórios escolares em cerca de 150 escolas.

Consultor do Banco Mundial no âmbito da iniciativa “Republic of Belarus Education Modernization Project”, na revisão das especificações para equipar 120 escolas a nível de laboratórios e salas de computadores na Bielorrússia (mobiliário, equipamento de TI, equipamento científico).

Formador de centenas de professores em ações certificadas pelo CCPFC, em áreas como Ensino a Distância, Tecnologia Educativa, Desenvolvimento Curricular em Educação em Ciências, Aprendizagem ativa ou Espaços de Aprendizagem para as Ciências.

Professor em vários níveis de ensino, do 3.º ciclo do Ensino Básico ao 3.º ciclo do Ensino Superior.

Doutor em Ciências da Educação, com especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, desenvolvendo na tese o conceito de Estúdio de Aprendizagem de Ciências como uma tentativa de reconceptualização do Laboratório Escolar enquanto espaço de referência para a Educação em Ciências, em aspetos como espaços, organização, tecnologia, currículo, pedagogia, avaliação ou desenvolvimento profissional.