Programa – 11 de julho de 2025

HoraAuditório
9h30Abertura
– Irmã Lúcia Soares
10h00Comunicação
Do ecrã ao coração: educar a escuta no ruído digital
– Luís M. Figueiredo Rodrigues (Professor Associado da UCP, Braga)
11h20Coffee-break
11h40Comunicação
Comunicar com amor
– André Fontes (Consultor e Professor de Gestão de Pessoas e Liderança)
13h15Almoço
14h15Comunicação
Marcas que marcam
– Ramiro Martins (Partner da Essency Consulting)
16h00Comunicação
Peneirando o dia: desafios para o projeto “Escola que queremos”
– Joaquim Azevedo
16h30Encerramento

Notas biográficas dos palestrantes

Luís M. Figueiredo Rodrigues

Doutor em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa, com uma tese intitulada O digital no serviço da fé. Formar para uma oportunidade. É mestre em Ciências da Educação, com especialidade em Pedagogia do e-Learning, pela Universidade Aberta.

Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; Membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia; Investigador Integrado do CITER – Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião; Colaborador no Centro de Estudos Globais (Univ. Aberta); Diretor do Religare – Instituto de Ciências Religiosas (UCP – FT); Coordenador do Laboratório de Ensino a Distância da Faculdade de Teologia (UCP); Editor Associado da EPHATA – Revista Portuguesa de Teologia.

A sua investigação incide sobre o amplo fenómeno da transmissão, a partir do desafio que se coloca às religiões em geral, mas estudado na perspetiva cristã. Outra área de interesse são as implicações culturais e religiosas da cultura digital num mundo cada vez mais globalizado.

É sacerdote da Arquidiocese de Braga, Capelão na Casa de Saúde do Bom Jesus, membro do Cabido da Sé de Braga.

André Fontes

Atualmente é consultor por conta própria, tendo desenvolvido projetos de transformação comportamental à medida, em mais de 200 empresas de 15 países. Afirma: “duas qualidades distinguem-me: capacidade de simplificar e o não me levar a sério. Explico simplificando”. 

É professor na Porto Business School, na FEUP-UP,  no IPAM-Marketing School e na Universidade da Maia (ISMAI). É autor de vários artigos e de livros como

“Disse-me um velho marinheiro | Um guia para tempos confusos“ e “Tudo o que o velho marinheiro não me disse”.

Ramiro Martins

É especialista na diferenciação de Marcas e na conceção de novas Vantagens Competitivas para produtos e serviços. Antes de se juntar à Essency Consulting como Managing Partner, foi CEO de várias empresas de Seguros, Saúde e Retalho. Todas elas se tornaram líderes nos seus segmentos.

É também professor de Marketing Estratégico, Branding e Metodologias Preditivas de Marketing na AESE – Business School há mais de 20 anos e de Gestão e Marketing Desportivo no IIM Rohtak, Índia.

Em poucas palavras:

– Sucesso significativo em empresas líderes nos sectores dos seguros, saúde e retalho

– Orador internacional sobre estratégia de marketing, marcas e experiência do cliente

– As suas funções anteriores incluem empresas como a Fidelidade, Multicare, Dia Discount, Segafredo Zanetti e Sonae.

– Experiência de ensino no Método de Caso com vários casos publicados e premiados internacionalmente

Filipe de Castro

Professor de Física e Química desde 2002, Mestre em Física Aplicada.

À data, membro Equipa Nacional UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), no Ministério da Educação, co-responsável pelo desenvolvimento e implementação dos ambientes de aprendizagem da rede de escola UAARE.

Apple Professional Learning Specialist. 

Formador de professores em Tecnologia Educativa.

Reconhecido pelo portal Forma-te, formador do ano em 2015, no ensino profissional. 

Responsável pelo desenho de dois ambientes educativos inovadores reconhecidos pela ERTE.

Consultor em Educação.

Voluntário Internacional especializado em desenvolvimento profissional de professores nos PALOP.

João Fernandes

Especialista em Desenvolvimento Curricular na Educação STEM, nomeadamente no projeto Academia STEM Mangualde.

Consultor da Direção-Geral da Educação desde 2014 em diversas iniciativas: (a) Ensino a Distância, uma escola pública online para Alunos Itinerantes e outros jovens que não podem frequentar a escola normal; (b) Ensino Secundário Recorrente a Distância (ESRaD), uma escola pública online com oferta de ensino secundário para Educação de Adultos; c) Programa UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), um programa nacional para apoiar alunos-atletas na conciliação do sucesso escolar e desportivo no âmbito das carreiras duplas em 25 escolas distribuídas por todo o país; d) Autonomia e Flexibilidade Curricular e e) Programa TEIP.

Colaborador no plano de modernização das escolas secundárias levado a cabo pela Parque Escolar EPE, participando no desenho e acompanhamento da implementação do novo modelo de laboratórios escolares em cerca de 150 escolas.

Consultor do Banco Mundial no âmbito da iniciativa “Republic of Belarus Education Modernization Project”, na revisão das especificações para equipar 120 escolas a nível de laboratórios e salas de computadores na Bielorrússia (mobiliário, equipamento de TI, equipamento científico).

Formador de centenas de professores em ações certificadas pelo CCPFC, em áreas como Ensino a Distância, Tecnologia Educativa, Desenvolvimento Curricular em Educação em Ciências, Aprendizagem ativa ou Espaços de Aprendizagem para as Ciências.

Professor em vários níveis de ensino, do 3.º ciclo do Ensino Básico ao 3.º ciclo do Ensino Superior.

Doutor em Ciências da Educação, com especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, desenvolvendo na tese o conceito de Estúdio de Aprendizagem de Ciências como uma tentativa de reconceptualização do Laboratório Escolar enquanto espaço de referência para a Educação em Ciências, em aspetos como espaços, organização, tecnologia, currículo, pedagogia, avaliação ou desenvolvimento profissional.