Instituições e Projetos de Solidariedade Social

Seguir Cristo pobre exige uma radical pobreza de coração que nos abre a Deus e aos outros e nos torna capazes de ser permanentemente evangelizadas, em especial pelos mais pobres. A consciência da situação de pecado que divide os homens obriga-nos ao empenho pela justiça numa solidariedade efectiva com a causa dos pobres, segundo as directivas da Igreja e da Congregação.” (Const.16,17)

As Instituições e  Projetos de Solidariedade Social têm como finalidade contribuir para a formação integral e progressiva da pessoa em todas as suas dimensões:

  • Educar integralmente todas as crianças segundo os princípios orientadores do Evangelho e da pedagogia de Santa Paula Frassinetti. – Cooperar com as famílias na educação dos filhos;
  • Contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, por meio de ações de educação e formação de jovens e adultos;
  • Promover a solidariedade social na comunidade, nomeadamente desenvolvendo serviços de apoio à sociedade e à família.

A nossa Missão

A educação e promoção integral do indivíduo com base nos valores do Evangelho.

A nossa Visão

Serem instituições sociais com respostas integradas, inovadoras, de qualidade reconhecida e que, de forma pró-ativa, responda a necessidades da comunidade envolvente e outras, de forma economicamente sustentada.

Os nossos Valores

Como Instituições Evangelizadoras, defendemos que é sobretudo com a vida e na vida que se educa, pela “via do coração e do amor”.

Acreditamos que as IPSS devem orientar-se pelos valores da fraternidade, responsabilidade, respeito mútuo e tratamento justo, em simplicidade e espírito de família e colaboração. Com um compromisso com uma resposta educativa de elevada qualidade direcionada à pessoa toda e a todas as pessoas.

Assim, consideramos como valores-chave:

  1. a Igualdade
  2. a Disponibilidade
  3. o Respeito
  4. a Solidariedade
  5. a Responsabilidade
  6. a Competência
  7. a Simplicidade
  8. o Espírito de Família