Início do ano do Externato do Parque

Parque_logo

 

Parque_1No dia 7 de setembro, a Comunidade Educativa reuniu-se para celebrar a sua Eucaristia de início de ano letivo.  No cortejo inicial levámos ao altar alguns símbolos significativos do nosso Tema do ano: “Escutar para escolher”. Esteve a presidParque_2ir o P. Jorge Sena que nos tem vindo a ajudar na nossa caminhada desde o ano passado, e que tão bem nos vai conhecendo e fazendo crescer.

Os textos bíblicos foram os do dia, e parecia terem sido escolhidos. A oração dos fiéis foi espontânea. Na Ação de Graças fizemos uma experiência de silêncio e no final recebemos das mãos da Irmã Sofia um “miminho” com a Bíblia e o búzio (símbolos que foram colocados no altar no início da Missa) onde estava uma pequena oração de compromisso que foi lida por todos.

Quisemos acolher todas as Irmãs que vieram integrar a nossa Comunidade Educativa com a entrega à Irmã Sofia, de uma pequena estatueta – um anjo com girassóis – a desejarmos que se sintam muito bem connosco. Terminámos cheias de vontade para acolher os nossos Meninos e suas Famílias neste novo ano que está à porta.

No dia 14 setembro, quinta-feira, quisemos ir à Capela com os nossos meninos entregar a Jesus o ano letivo. A Irmã Sofia preparou um PowerPoint com a história de Samuel que desde os mais pequenos aos maiores escutaram com toda a atenção e foram desafiados a pôr em prática ao longo do ano, vivendo assim o tema: “Escutar para escolher”.

Parque_3

Parque_5Parque_4

 

Junto do altar havia caixas com os desejos de cada menino e dentro umas fitas/pulseiras onde estava escrito o tema do ano. Foram chamados ao altar todos os adultos presentes a quem foi dada uma pulseira e, de seguida, dois meninos de cada sala foram buscar a caixa dos desejos onde estavam as pulseiras que levaram para as salas de aula. As professoras, na sala, colocaram a pulseira, no braço direito de cada aluno. Foi um momento rico e celebrativo. Houve silêncio, rezámos e cantámos. Estava presente uma mãe e uma avó que representaram todos os pais e avós dos nossos meninos, e saíram do colégio com a pulseira onde se lê: “Escutar para escolher”.

Parque_6 A Comunidade Educativa esteve reunida, no sábado, dia 30 de Setembro, para refletir sobre o Tema do Ano: “Escutar para escolher”. Esteve conosco a Irmã Guida que nos ajudou, mais uma vez, a refletir sobre o Tema. Começou por nos dizer que o trabalho seria feito por nós e, neste final de dia, podemos afirmar que encontrámos as ideias chave para viver o tema ao longo do ano. Foi um dia lindo, vivido em Família, com todas as Irmãs e colaboradores.Parque_7

Na Semana das Missões, reunimos os alunos e a Irmã Sofia mostrou um PowerPoint e deu o testemunho do tempo que esteve ao serviço em Angola e Moçambique. São sempre momentos muito ricos, os meninos gostam muito e abrem o coração a outras realidades.