Dar vida – escolhendo estar e caminhar no meio do povo…

Tema do Ano3

Tema do Ano'17…para que a ternura do rosto de Deus se torne presente e visí­vel à humanidade…

O tema ganha forma dentro dos contornos do país. Assim surge Portugal, a reforçar o sentido da Proví­ncia Portuguesa, na qual as Irmãs Doroteias escolhem, neste ano, dar vida…

Esta opção de dar vida ganha ritmo, movimento e intensidade na escolha de “estar e caminhar no meio do povo”. A expressão dessa forma de estar e caminhar torna-se visível através de pessoas unidas, ligadas, que escolhem estar. E, onde estão, estabelecem relação, ao ponto de se ligarem de norte a sul do paí­s, como quem caminha na audácia da fé.

O número mínimo de pessoas é três, tendo subjacente a dimensão trinitária de Comunidade, que nos deve animar a estar e caminhar em comunhão fraterna, “onde houver esperança de um maior serviço”.

Como Irmãs somos desafiadas a esta relação fraterna de comunhão e missão, contando com outros, ou seja, no meio do povo que nos é confiado.

Na base, como pano de fundo, duas realidades de missão – a cidade e a aldeia – preconizam a opção fundamental onde a missão se realiza, entre as cidades e as comunidades inseridas, em lugares mais pequenos e simples, onde todos se conhecem.

É nestes espaços de missão que queremos que seja reconhecida a ternura do rosto de Deus, como Dom de Deus, mais presente e mais humana, mais para todos.