2ª Semana da Missão Brasil

2ªsemana1A missão continua! Aqui vos deixamos novamente notícias fresquinhas (como Água de côco!) diretamente do Recife!

Nesta segunda semana tivemos oportunidade de conhecer novos projetos, começando pelo Movimento Pró-Criança. O Sr. Eng. Sebastião Barreto Campello, pai desta instituição, apresentou-nos a identidade da iniciativa. Na sua humildade, foi uma pessoa que nos inspirou, de forma incomparável, a ser missionários mais coerentes e sonhadores. Com 89 anos, continua a desejar melhorar as oportunidades da juventude brasileira mais carenciada. O seu sonho de tirar todos os jovens das ruas do Recife tornou-se cada vez mais real após a 2ªsemana2criação deste movimento, que procura formar as crianças abandonadas através de algumas atividades que pudemos conhecer, como o grupo coral, as aulas de judo, as artes e a tecnologia.

Aquele que passa na minha frente é minha responsabilidade social”

No início da semana, as aulas no CECOSNE apresentaram algumas dificuldades, pelo que foi importante estabelecermos uma estratégia de grupo mais direcionada às necessidades dos jovens e aos objetivos da missão. Aos poucos, vamos descobrindo como trabalhar de forma coesa, percebendo os dons que cada um de nós pode trazer à Missão do grupo.

Durante a semana, tivemos vários convites fora do contexto do CECOSNE. Visitámos a feira de tecnologia dos Maristas, um evento no qual é ensinada a tecnologia como meio de desenvolvimento de competências dos jovens carenciados. Tivemos também a oportunidade de ir à Missa com diferentes comunidades, como foi o caso da FAFIRE, num dia em que conhecemos as instalações da faculdade, e da Fraternidade dos Irmãos do Caminho no dia de Santa Clara de Assis. Por fim, participámos na missa do Real Hospital Português no dia do pai, 13 de agosto, onde conhecemos o provedor, o senhor Alberto, Português no Brasil desde os 15 anos, que nos convidou para um generoso café da manhã.

“Todos nós sabemos alguma coisa, todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre alguma coisa”. Paulo Freire2ªsemana3

Outro ponto marcante foi a visita à casa de Dom Hélder Câmara, importante arcebispo do Recife e Olinda que mudou a história do Brasil por defender os direitos dos pobres e oprimidos durante a ditadura, prestando-lhes auxílio. Entre os vários momentos da sua vida que marcaram o país encontram-se a fundação do Conselho Nacional de Bispos Brasileiros, as suas quatro nomeações para prémio Nobel da Paz e a fundação de vários movimentos dentro da diocese, coerentes com os seus valores de igualdade e dignidade para os pobres. Dom Hélder foi uma voz que denunciou as injustiças apesar de várias vezes ter até posto a sua própria vida em causa para defender os “pobres de Cristo”.

“Se a fé não tem um dever social, ela é vazia”

2ªsemana4Entretanto, a Festa da Famí­lia, no Cecosne, aproxima-se e cresce também a nossa vontade de tornar este dia especial (é já dia 19!).

Começámos a pôr em prática projetos já idealizados, com base no tema “Diferentes mas irmãos”, decidido com as crianças e jovens. Iniciámos a pintura de um mural e estamos também a preparar outras atividades para tornar o dia memorável para todos.

Sábado foi dia de festa pela data em que Santa Paula fundou a Congregação! O dia foi também muito especial pelo facto de a Irmã Goreti, que nos tem acompanhado com tanto carinho, ter celebrado a data dos seus votos perpétuos. Começámos a manhã com uma missa onde estiveram todas as Irmãs do Recife, seguida de um almoço com as Irmãs da comunidade da FAFIRE. Festejámos a alegria das irmãs, mas elas deram-nos também os parabéns, fazendo-nos sentir Juventude Doroteia.2ªsemana5

No final de uma semana tão preenchida, a ida à praia da Piedade no domingo permitiu-nos descansar e estar em grupo a desfrutar para restabelecer forças.

O que sentimos nesta semana foi muito diferente do que vivemos na anterior. Se a primeira semana foi para conhecer e experimentar, esta serviu para nos re-situarmos na missão e percebermos o nosso papel pessoal e enquanto grupo. Damos graças por termos conseguido descobrir o que significa ser com outros!