Faróis em Viseu

Farois_Viseu1Os campusfrassi.net são uma das atividades promovidas pelas Irmãs Doroteias para os meses de verão. Trata-se de uma semana na qual é proposto aos jovens um conjunto de experiências de contacto com o mundo que os rodeia. Desde visitas ao um lar a passeios mais tuí­sticos pela cidade, sempre com muita diversão à mistura! São realizados em cidades onde as Irmãs Doroteias têm casa, como o Linhó, Viseu, Vila do Conde, etc… É uma semana inesquecível, sem dúvida, na qual se valorizam os laços da amizade, da partilha, do serviço e do encontro do próprio. Sempre fiz campus, desde que estudo no colégio da Paz, no Porto. Como animada, sempre considerei uma experiência incrivelmente enriquecedora, na qual fiz amizades de uma vida e, principalmente, cresci. Como pessoa que se enquadra no mundo e também na fé.

Decidi há dois anos iniciar a experiência como animadora, dado que não queria perder esta semana do meu verão. Sem dúvida que é uma situação completamente diferente, onde o objetivo deixa de passar por me divertir, mas antes procurar que se divirtam os jovens que aderem a esta atividade. Também me ajudou a crescer, ganhar responsabilidade e maturidade.

É, claramente, uma semana que todos os anos marco na agenda e não tenciono deixar de o fazer. Tanto sendo animada como animadora é algo que me faz mesmo feliz e completa! Aconselho a todos os jovens que experimentem, que não se deixem levar pelo que os outros dizem, afinal todos somos diferentes! Os campus são como uma famí­lia que acolhe rápido e depois nunca dá vontade de abandonar!

Inês Carlota

Olá, eu sou a Catarina e tenho 15 anos. Estou a escrever este testemunho com o objetivo de relatar a minha primeira experiência no Campusfrassi.net e, talvez, de convencer os mais tí­midos e indecisos a aventurarem-se nesta experiência que, na minha opinião, tanto me enriqueceu.

Farois_Viseu2No entanto, a verdade é que, assim que cheguei ao colégio e vi tantas pessoas, empalideci de tão nervosa que estava! Pouco depois percebi que não havia aparente razão para tal: já nada ali me parecia estranho, muito pelo contrário, parecia que já pertencia ao grupo há muito tempo. A partir daí posso desvendar uma das palavras que, para mim, melhor descreveu esta experiência-integração, algo que, ao longo dos dias, me apercebi que fazia parte do espí­rito do Campus, bem como o espí­rito de entreajuda e de diversão. Mas, tudo isto não seria possível sem as atividades, que nos ajudavam a criar e a fortalecer laços, cada uma à sua maneira. Houve tempo para tudo: visitar Viseu, ir ao encontro de idosos, visitar o centro de pessoas coFarois_Viseu3m paralisia cerebral, ir à piscina, aprender a fazer um terço e a rezá-lo, aprender um pouco sobre a história da cidade onde nos encontrávamos, mas sobretudo aprender que Deus está sempre connosco e, para tal, existiam também os momentos de oração.

Para concluir, acho que o Campusfrassi.net não é uma experiência que se possa exprimir por palavras, aliás, é por isso que quando saí de lá e me perguntaram pela primeira vez se tinha gostado me desvaneci em lágrimas. Saí de lá com a certeza de que quero voltar e de que fiz amigos dos quais nunca me vou esquecer.

Catarina Fernandes, Covilhã